Noticias

Semas prestigia celebração dos 24 anos de homologação do Estatuto da Criança e do Adolescente

       Representantes de todos os municípios compareceram à abertura do 14º Encontro dos Conselhos Tutelares do Estado de Rondônia (14º ECTER). O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) e pela Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado de Rondônia (Actron) e foi iniciado nesta quinta-feira (10), no auditório do Rondon Palace Hotel, devendo ser encerrado no domingo, dia 13 de julho, data comemorativa dos 24 anos de homologação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A secretária Municipal de Assistência                Social (Semas) de Porto Velho, Josélia Ferreira, representando o prefeito Mauro Nazif, na solenidade de abertura comentou sobre a importância do acontecimento e sobre o valor das atividades exercidas pelos conselheiros tutelares para a proteção de crianças e adolescentes na sociedade brasileira.

       No município de Porto Velho atuam quinze conselheiros tutelares em três conselhos, dois na área urbana e um no distrito de Jacy-Paraná. Todos eles compareceram ao evento. Em todo o estado são 240 conselheiros atuantes e 130 compareceram ao 14º ECTER. O palestrante convidado, Dr. Marcos Antônio Azeredo, de Ijuí/RS, é pós-doutorando em Gestão Pública, foi conselheiro tutelar no Rio Grande do Sul por dois mandatos e atualmente trabalha com medidas socioeducativas no meio de internação. É autor de diversos trabalhos publicados e possui larga experiência na área da infância e da adolescência. “O palestrante tem dedicado muitos anos de sua vida às crianças e adolescentes do Brasil, portanto sua vinda oportuniza uma grande troca de experiências. 

       O evento é também importante por causa da comemoração dos 24 anos do ECA, tornando oportuna a reflexão sobre o quanto avançamos ao longo deste tempo, o que ainda precisamos rever, qual o olhar crítico que podemos lançar sobre as atividades dos Conselhos Tutelares, quais avanços significativos podem ser apontados, enfim, podemos realizar uma revisão muito abrangente das atividades. Fico pessoalmente contente com a presença dos quinze conselheiros do nosso município e espero que a coleta de experiências e troca de informações com um experiente especialista na área sejam bem absorvidas por todos nós”, afirmou a secretária da Semas.

         Segundo Damaris Carvalho, secretária geral da Actron, o ECTER é um encontro anual do qual se espera sempre frutos relevantes para as atividades cotidianas dos conselheiros tutelares. “Neste ano, contudo, esperamos frutos ainda mais consistentes. O palestrante é alguém capaz de contribuições diferenciadas e os 24 anos de homologação do ECA proporciona um motivo especial de celebração e reflexão sobre nossas atividades. Assim, estamos na expectativa de que o encontro deste ano possa abrir caminhos novos e revigorar nossas forças, a fim de que a retomada de nossos trabalhos proporcione ainda mais proteção e amparo às crianças e adolescentes da sociedade rondoniense”, destacou a representante da Actron.

       Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com