Noticias

Ex-homem de confiança do governador Confúcio disse à Polícia Federal que teme ser morto por revelar esquema de propina no Estado

O ex-secretário adjunto de Saúde de Rondônia, José batista da Silva, em depoimento à Polícia Federal, disse temer pela sua vida e que sofreu intensa pressão para não fazer a chamada delação premiada às autoridades que investigam o governador Confúcio Moura (PMDB), empresários, políticos, lobistas e diversos membros da administração pública estadual rondoniense acusados de participação numa organização criminosa desbaratada pela Operação Plateias e que desviou R$ 57 milhões dos cofres do estado.

No depoimento, Batista chegou a citar o nome de pessoas que poderiam cometer algum atentado contra sua vida para que ele não abrisse a boca. Os citados na Polícia Federal são: Francisco de Assis, cunhado do governador; o auditor fiscal Wagner Luiz de Souza, o Wagner Bocão; o recém-exonerado secretário estadual de finanças, Gilvan Ramos; o delegado de Polícia Civil Alexandre Arabe e o chefe da Casa Militar do Governo do Estado,Major Maurício Marcondes Gualberto.

Desses, a Polícia Federal prendeu Assis, Bocão , Arabe e Gilvan Ramos como acusados de fazer parte de uma quadrilha que seria chefiada pelo governador Confúcio Moura e que desviou R$ 57 milhões dos cofres públicos por meio de contratos fraudulentos, direcionamento de licitação, recebimento de propina, entre outros crimes ora em investigação.

A prisão de Assis, Gilvan , Bocão e Arabe foi determinada pela ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O Ministério Público Federal deixou de pedir, por ora, a prisão de Confúcio sob a alegação de que encarcerar o governador aumentaria a crise política no Estado.

Segundo Batista, ele foi pressionado para não prestar o depoimento e não revelar o esquema de arrecadação de propina no Governo.

Antes de ser preso na Operação Termópilas, Batista gozava de inteira confiança do governador, de quem havia sido um dos coordenadores na campanha eleitoral de 2010 e chegou a ser cogitado para assumir a chefia da Casa Civil, podendo, na época, escolher qualquer órgão público para comandar.

 

 

Fonte – Tudorondonia

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

About the author

Gomes Oliveira

1 Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • QUE vergonha ,ja nao chega os mensalao da petobras e agora esses caras rombam o nosso dinheiro publico do nosso estado em quanto nos precisamos de mais recuso para a saude que nao tem, para a educaçao que nao tem.tinha que colocar esses caras corrupto na cadeia todos eles,e fazer outra eleiçao o povo de RONONIA confiou em Confusio moura e olha ai o que deu,e estao comedo de color o governador na cadeia so porque pode abalar as posiçao politica em Rondonia JA ESTAO QUERENDO ABAFAR ESSE CAUSO,E O NOSSO SENADOR VALDIR RAUPP APONHANDO O GOVEVERNO CONFUSIO MOURA ACHEI QUE O NOSSO SENADOR ERA MAIS HONESTO QUE DESCEPÇAO ,APURA ESSES CARAS QUE NESTE MATO TEM COELHO,ISTO NAO PODE FICAR ASSIM,

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com