Mundo

Cientistas dos EUA tentam anular enzima que multiplica o coronavírus

A Topoisomerasa III-ß é a responsável por levar sintomas da covid-19 a todo o organismo; medicamentos já existentes estão sendo testados

Cientistas das universidades da Flórida e do Texas e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos trabalham em conjunto em busca de um medicamento que bloqueie uma enzima que ajuda o novo coronavírus. É ela a responsável por multiplicar no organismo os efeitos da covid-19.

A Florida International University (FIU) anunciou nesta semana que o objetivo da  equipe de pesquisadores é descobrir entre os medicamentos já existentes e aprovados nos Estados Unidos quais são mais eficientes para inibir a enzima Topoisomerasa III-ß (TOP3B).

A descoberta da enzima foi feita pelo professor porto-riquenho Mariano García-Blanco, especialista em bioquímica e biofísica molecular e professor da faculdade de Medicina da Universidade do Texas (UTMB)..

Fábrica de vírus

Com a ajuda da enzima TOP3B, o SARS-CoV-2 se replica (faz cópias de si mesmo) dentro das células humanas infectadas, o que se torna uma “fábrica de vírus”.

Após sua descoberta, García-Blanco contou com a ajuda do diretor do Instituto de Ciências Biomoleculares da FIU, Yuk-Ching Tse-Dinh.

“Estamos nos aproximando da FIU como o lugar de onde vêm os melhores inibidores”, afirmou Garcia-Blanco em comentários reproduzidos no comunicado da FIU.

Tse-Dinh faz testes com medicamentos já aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. O que se busca é algo que possa ser testado rapidamente em pacientes, para impedir que a SARS-CoV-2 se espalhe pelo mundo.

Na opinião da equipe científica, se encontrarem um bom inibidor, o tratamento dos pacientes com a covid-19 pode ser feito com essa droga em conjunto com medicamentos antivirais.

Como é feito o trabalho

Tse-Dinh, Chapagain e dois estudantes de pós-graduação, Ahmed Seddek e Tumpa Dasgupta, já estão identificando drogas usando inteligência artificial e modelos moleculares e testando-as como potenciais inibidores de enzimas.

Quando encontram remédios com potencial, eles são encaminhados para García-Blanco e sua equipe, que os testam em culturas de células e vírus, incluindo a covid-19.

FONTE: R7.COM COM EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com