Geral

Maia orienta congressistas a fechar acordos por telefone para evitar aglomeração no plenário

Deputado Rodrigo Maia durante a sessão de votação s da reforma da previdência, na Câmara dos Deputados. Brasilia, 10-07-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360

‘É claro que ninguém vai botar 300 deputados no plenário de forma nenhuma’, afirmou . Mudança na rotina busca evitar o avanço do coronavírus.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, enviou um áudio a um grupo de parlamentares que integram a Mesa Diretora da Casa com orientações sobre o funcionamento do plenário em meio à pandemia de coronavírus.

Neste domingo (15), o balanço mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde até a última atualização desta reportagem registrou 200 casos confirmados da doença no Brasil e 1.913 suspeitos.

Segundo Maia, deputados só devem se reunir em plenário quando houver acordo para votar determinadas matérias, como por exemplo, aquelas relacionadas ao combate do coronavírus.

Quando há acordo para votação de projetos, não é necessário que todos os deputados estejam presentes. As discussões são abreviadas e a proposta é aprovada simbolicamente, sem a necessidade do registro de votos no painel.

Para Maia, suspender o funcionamento da Casa agora deixaria a sociedade “assustada”.

“Claro que a gente não vai fazer sessão com 300 deputados no plenário. A gente só vai ao plenário se tiver acordo para votar matérias relacionadas ao coronavírus, mas acho que o parlamento não estar funcionando nesse momento, onde ele é parte da solução, a sociedade vai ficar mais assustada ainda”, declarou.

Maia disse que deputados podem ficar em seus apartamentos, hotéis e gabinetes, e os orientou a reduzir o número de assessores para evitar o contágio a “no máximo um”.

“A gente constrói um acordo antes, fora, conversando por Whatsapp, conversando pelo telefone, em alguns casos, duas pessoas juntas, três conversando. É claro que ninguém vai botar 300 deputados no plenário de forma nenhuma”, concluiu o presidente da Câmara.

FONTE: G1.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com