Cultura

Desenhos de criador de Asterix levantam verba para combate à Covid

Até esta terça (26) o invasor microbiológico já havia provocado 28.367 mortes na França, mas a epidemia está sob controle e o país começou a retomar suas atividades

Quatro desenhos de um dos criadores de Asterix, Albert Uderzo, foram vendidos por EUR 390 mil (cerca de R$ 2,34 bilhões) para ajudar a Fundação Hospitais de Paris no combate ao coronavírus.

Uderzo morreu em março, aos 92 anos, de insuficiência cardíaca. O problema não teve relação com a Covid-19, mas Uderzo estava acompanhando o desenrolar da pandemia e queria fazer algo para ajudar seu combate, disseram em entrevista à revista Paris Match sua viúva, Ada, e a filha da casal, Sylvie.

“Infelizmente, ele não teve tempo, foi embora muito rápido”, afirmou Ada. Segundo ela, o leilão era uma forma de agradecer “aos nossos novos heróis que resistiram ao invasor”, fazendo uma analogia entre Asterix, que repelia os romanos, e os profissionais de saúde, que lutaram contra o coronavírus.

Até esta terça (26) o invasor microbiológico já havia provocado 28.367 mortes na França, mas a epidemia está sob controle e o país começou a retomar suas atividades.Sylvie disse que o pai guardava todos os seus desenhos, e as duas escolheram cenas que tivessem personagens em movimento e emoção.

O maior valor foi levantado por uma prancha das Aventuras de Tanguy e Laverdure, vendida por 150 mil euros. Um desenho de A Galera de Obelix foi vendido por 95 mil euros, segundo a casa de leilões Artcurial, e uma prancha de Asterix e Obelix e a Arma Secreta, por 80 mil euros. Uma cena do personagem Oumpah-Pah, o Pele Vermelho arrecadou 65 mil euros.Uma prancha de Asterix e Latraviata não encontrou comprador.

Asterix foi o maior sucesso de Uderzo: foi traduzido para 111 idiomas e vendeu 380 milhões de cópias.

Numa das histórias, “Asterix e a Transitálica”, lançada há três anos, é Coronavírus o principal opositor do herói gaulês.

O nome, porém, não tem relação com o patógeno da atual pandemia. O oponente de Asterix usa uma máscara em forma de coroa (corona, em italiano), e o sufixo “us” era usado pelos criadores da HQ em nomes de personagens romanos.

FONTE: FOLHAPRESS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com