Brasil Produtivo

Verminose bovina causa prejuízos a saúde dos animais e na produtividade do rebanho

Endoparasitas agem principalmente no sistema gastrointestinal dos animais

 

Os vermes estão entre os maiores responsáveis por prejuízos nas propriedades pecuárias. Esses parasitas competem pelos nutrientes no organismo dos bovinos, o que diminui a produtividade desses animais. “São classificados como endoparasitas, e interferem principalmente no desenvolvimento e ganho de peso dos animais, assim como na produção de leite. Por isso, o produtor deve estar atento aos manejos sanitários preventivos”, orienta Guilherme Moura, gerente de serviços veterinários da unidade de grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal.

 

Individualmente pode-se encontrar sinais e sintomas como diarreias, anemia, perda de apetite e de peso e pelos secos e arrepiados. Porém, para a pecuária bovina, a grande importância das verminoses está nos efeitos silenciosos no rebanho. “Os vermes geralmente retardam o crescimento dos animais, promovendo uma cria com baixo ganho em desenvolvimento, o que leva a uma recria e terminação tardia. Devido a isso, podemos dizer que o ciclo pecuário de corte fica mais alongado. Para a pecuária leiteira temos que ter atenção às bezerras, que são mais susceptíveis, e às novilhas para não desacelerar seu desenvolvimento, e às vacas para não interferir na produção de leite”, informa Moura.

 

Diante desse cenário, faz-se a importância da implantação de um programa sanitário que envolva as características epidemiológicas dos vermes e da região, levando em consideração a realidade de cada propriedade, seja ela de corte ou de leite. “É importante que o produtor busque estas informações para que se possa estabelecer o melhor programa sanitário para sua propriedade e prevenir seus animais dos prejuízos causados pelos vermes. Com isso temos a evolução em produtividade com a obtenção de melhor lucratividade na fazenda”, informa Moura.

Ação contra vermes: A Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores empresas de saúde animal do mundo, conta com amplo portfólio contra endoparasitas. Algumas dessas soluções eficazes são os endectocidas Contratack Injetável e Contratack Injetável Plus, o primeiro ideal para ser utilizado na cria e recria e o segundo ideal para a terminação dos bovinos de corte.

“Tratam-se de duas soluções para o controle dos vermes, além de outros parasitas, como o carrapato. Uma dupla proteção com alta performance para os principais parasitas que acometem os bovinos. Além da eficiência, a carência para o abate do Contratack Injetável Plus é baixa. “Apenas 17 dias”, informa Guilherme Moura. “Em pouco tempo, o pecuarista garante o gado limpo e sadio, pronto para um melhor ganho de peso e boa terminação, isso a Vetoquinol Resolve”, finaliza.

Sobre a Vetoquinol

Há mais de oito décadas a serviço do médico veterinário, a Vetoquinol está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.132 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006. Site: www.vetoquinol.com.br.

 

FONTE: ASSESSORIA TEXTO COMUNICAÇÃO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com