Últimas

Casos de coronavírus no Brasil chegam a 52

Há 907 pacientes suspeitos no país, segundo boletim atualizado do Ministério da Saúde

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil subiu para 52. Já a quantidade de pacientes suspeitos é de 907. Ontem, havia 35 diagnósticos positivos no país.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul já havia confirmado na manhã desta quarta-feira o segundo caso do novo coronavírus em território gaúcho. O paciente mora em Porto Alegre, na capital do estado.

Segundo o boletim do Ministério da Saúde, houve cinco novos casos no Rio de Janeiro, agora 13 no total (um em Barra Mansa, um em Niterói e os outros 11 na capital). A atualização contabiliza também o marido da primeira paciente diagnosticada no Distrito Federal, cujos exames indicaram diagnóstico positivo para Covid-19.

A distribuição dos casos pelo Brasil é: São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Rio Grande do Sul (2), Bahia (2), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1) e Espírito Santo (1).

OMS decreta pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, decretou nesta quarta-feira a situação do novo coronavírus como uma pandemia mundial. A entidade vinha resistindo a caracterizar a disseminação da Covid-19 dessa forma há semanas, embora a nova doença tenha atingido mais de 110 países.

Ao todo, 118 mil pessoas já contraíram o coronavírus ao redor do mundo, e mais de 4.300 mortes foram registradas — a maioria na China e na Itália, os dois principais epicentros da Covid-19 no mundo.

— Estamos profundamente preocupados tanto pelos níveis alarmantes de propagação e gravidade como pelos indícios preocupantes de falta de ação. Portanto, avaliamos que a Covid-19 pode se caracterizar como uma pandemia — disse o diretor-geral da OMS a jornalistas.

Durante a sessão parlamentar na qual atualizou o boletim do Ministério da Saúde, Mandetta afirmou que, na prática, a decisão da OMS “não muda nada” nos esforços da doença. Um resultado prático, ainda segundo o ministro, é que o decreto de pandemia facilita a liberação de recursos públicos nos países.

— Pandemia é uma situação em que um vírus tem uma grande presença e transmissão sustentada em diferentes continentes — completou Mandetta.

FONTE: O GLOBO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com