Tempo Real

Prazo para aposentado do INSS fazer prova de vida no banco acaba nesta quarta-feira

Encerra-se nesta quarta-feira, dia 28, o prazo para os segurados do INSS (aposentados e pensionistas) fazerem a prova de vida no banco onde recebem o benefício. O procedimento — que deve ser feito por quem não se recadastrou em seu banco ao longo de 2017 — é apenas uma atualização cadastral feita diretamente na agência onde a pessoa saca o pagamento mensal. Não é preciso ir a uma unidade da Previdência Social.

Para atualizar os dados pessoais, basta comparecer à agência bancária com um documento de identificação. Quem não pode se locomover deve contar com um representante munido de procuração.

Segundo o INSS, até o fim de janeiro deste ano, dos 34 milhões de segurados do instituto, 3,2 milhões não tinham feito a prova de vida. Somente no município do Rio, 114.380 aposentados e pensionistas ainda precisavam se recadastrar. Esse procedimento deveria ter se encerrado em dezembro do ano passado, mas o INSS decidiu estender o prazo até o fim de fevereiro de 2018.

Quem não fizer a atualização cadastral até esta quarta-feira terá seu pagamento suspenso. O corte do benefício, no entanto, não será definitivo, podendo ser restabelecido tão logo o interessado compareça ao banco e regularize sua situação. O objetivo, segundo o INSS, é evitar o pagamento indevido de benefícios e as fraudes previdenciárias.

Ainda de acordo com o INSS, cada instituição financeira escolheu uma forma de convocar os segurados para o recadastramento. Alguns bancos utilizaram a data do aniversário do beneficiário. Outros preferiram a data de aniversário do benefício. Houve quem convocasse o segurado no mês que antecedeu o vencimento da prova de vida anterior. Alguns bancos utilizam a tecnologia de biometria (impressão digital) para realizar a prova de vida nos terminais de autoatendimento.

O EXTRA esclarece abaixo algumas dúvidas:

Que documentos são necessários para fazer a prova de vida?

Basta um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e entre outros).

A prova de vida pode ser feita por procuração?

Sim, desde que o procurador tenha sido previamente cadastrado no INSS.

Se o aposentado não puder cadastrar um procurador por motivo de doença ou por problemas de locomoção, como a prova de vida será feita?

Em caso de impossibilidade de locomoção do beneficiário, o procedimento poderá ser feito por procurador cadastrado no INSS ou um representante legal. Nesse caso, antes de ir ao banco, o procurador deverá procurar uma agência da Previdência Social.

O que é necessário para se cadastrar como procurador no INSS?

É preciso apresentar uma procuração devidamente assinada, conforme o modelo disponível na página www.inss.gov.br, ou registrada em cartório (se o beneficiário for não alfabetizado), além do atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário ou a doença contagiosa e dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador.

FONTE: EXTRA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com