Tempo Real

Ministro da Segurança Pública será anunciado na segunda, diz Temer

Na data, será formalizada a criação da pasta. Presidente afirma ter “uns dez nomes cogitados” para o comando do ministério

O presidente Michel Temer disse, em entrevista à Rádio Bandeirantes, que ainda avalia o formato da criação do Ministério da Segurança, que há cerca de “dez nomes cogitados” para o cargo e que deve fazer o anúncio da formalização da criação da pasta até a próxima segunda-feira (26/2).

“Não vou ficar apenas na intervenção. Entre amanhã (sábado) e depois estarei anunciando o ministério extraordinário da Segurança Pública”, afirmou Temer nesta sexta-feira (23), para depois completar: “Ainda não se sabe (o nome), vou anunciar na segunda-feira. Há uns dez nomes cogitados.”

Temer disse que a criação da pasta “pode implicar” em mais gastos, porém a medida “é importante”. “Nós já temos as missões constitucionais que cabem à União Federal. Tráfico de drogas, fronteiras. O que nós vamos fazer com o ministério é coordenar a ação de segurança pública em todo o país, o que nenhum governo federal quis fazer”, declarou. “Eu tive coragem para fazer isso.”

Segundo o presidente, a nova pasta vai usar também a área de inteligência “para desbaratar o crime organizado”. “O Ministério da Segurança vai cuidar de constituir uma guarda nacional”, anunciou. De acordo com Temer, mesmo com a migração da Polícia Federal da pasta da Justiça para o novo ministério, a PF continuará com “autonomia absoluta para fazer o seu trabalho”.

Recursos
O presidente rechaçou a possibilidade de criação de tributos para custear as ações de segurança e disse que o Rio usará recursos estaduais e, se for necessário, receberá aportes do governo federal. “Não haverá imposto nenhum sobre segurança; não há essa intenção”, afirmou.

Temer disse ainda que está avaliando o melhor formato de criação da pasta e, apesar de pensar na possibilidade de editar um decreto, seria “bom” que a medida passasse pelo Congresso. Segundo Temer, há “urgência e relevância” para justificar a criação da nova pasta.

Denúncias
O presidente Michel Temer afirmou na entrevista não ter preocupação em ficar sem o foro privilegiado, depois de dizer que não irá se candidatar à reeleição. “Eu não tenho nenhuma preocupação com essas denúncias pífias”, disse.

Para Temer, as “conspirações de natureza moral” que tentaram derrubá-lo não foram fáceis, mas mostraram o seu “prestigio no Congresso Nacional”, na votação das denúncias. Segundo o presidente, em nenhum momento ele teve receio de perder o cargo.

O presidente disse ainda que espera chegar ao fim do seu mandato podendo dizer que cumpriu o lema que está na bandeira no Brasil, de ordem e progresso. “Não vou tolerar a história de sair da Presidência como um sujeito corrupto”, completou.

FONTE: ESTADÃO CONTÉUDO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com