Teia Digital

Projeções são de um crescimento maior do Brasil em 2020 – Por Sílvio Persivo

Sou, definitivamente, antiquado. “O desafio da modernidade é viver sem ilusões e sem desiludir-se” (Antonio Gramsci). 

MUSAS DO CARNAVAL DA CONFRARIA DO BURACO DO CANDIRU NO PRIMEIRO ENSAIO 

A Confraria do Buraco do Candiru dá a partida, neste sábado, 25 de janeiro, no carnaval de 2020, com o seu primeiro ensaio e a presença das musas de seu carnaval, brindando o público com a apresentação da banda que se destaca pelas tradicionais marchinhas de carnaval.  O evento, como sempre, é um esquenta para o que deve ser o Carnaval de 2020 começa a partir das 18 horas e deve se estender até às 21 horas. Haverá também comidas e bebidas à venda durante todo o desfile o evento e vendas das camisas do bloco. A Confraria Buraco do Candiru fica na Rua Guiana, 2863, no Bairro da Embratel, em Porto Velho. 

CALMA QUE O ANDOR É DE BARRO

A expressão deriva do fato de que nas procissões nordestinas se começava a andar com o santo mais rápido do que devia, o que poderia ocasionar a queda e a quebra da imagem. Hoje, ela cabe muito bem na situação eleitoral. Jair Bolsonaro, um deputado do baixo clero, se elegeu, contra a grande maioria das expectativas, sem dinheiro e com o uso de mídias eleitorais, presidente do País. Isto faz com que uma grande quantidade de pessoas, que não possuem qualificação, pensem que o fenômeno pode se repetir. A questão é que Bolsonaro só existe um. E, não se pode descartar que foi deputado por várias questões. Assim, apesar de não ser uma figura da elite política, sempre foi sim um político, possuía liderança e construiu uma trajetória. Da pena ver que, muitos, que não tem um passado semelhante, creiam que podem repetir o sucesso do atual presidente. É verdade que pretensão e água benta se pode ter quanto tanto se deseja, mas, aí entra a realidade, tudo tem custo. 

FEIJOADA COM SAMBA

Não posso deixar de exaltar a volta do nosso maior sambista ao Mercado Cultural. Pois é, a partir das 11:00 horas, deste sábado, dia 25, novamente o Beto Cézar e o grupo Doce Melodia estarão oferecendo a “Feijoada com Samba”. Em particular neste sábado terá a participação especial do também sambista Edgley Queiroz e da modelo Janairla Barreto. E o precinho da feijoada é o melhor custo/benefício da cidade: apenas R$ 23,00. Ou seja, feijoada boa e barata com samba de primeira qualidade com sobremesa musical. E, melhor ainda, em 2020 a feijoada acontecerá em todos os sábados. 

NOTÍCIAS DE GUINE BISSAU

Recebi, li e agradeço, a obra muito instrutiva de Altair Maia “Brasil e Guine Bissau – Laços Indissolúveis” em que analisa as relações internacionais da Guine Bissau, seus parceiros comerciais e sua inserção no bloco ECOWAS, bem como as relações com o Brasil, bem como sugere uma maior integração entre o Brasil e os países africanos de língua portuguesa por suas imensas afinidades derivadas tanto do passado colonial como de etnias, comidas e costumes comuns. Quem desejar comprar o livro impresso pode entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Sou um admirador confesso de Altair que é um brasileiro com um grande conhecimento de Guine. 

AEROPORTO DE MANAUS APRESENTOU MAIOR MOVIMENTAÇÃO EM 2019

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Mana na comparação com 2018, quando foram contabilizados 2.827.615 de embarques e desembarques. Na comparação com 2018, quando foram contabilizados 2.827.615 de embarques e desembarques, verficou-se um crescimento de 6,4% Os meses de maior fluxo foram janeiro e dezembro, com 296.375 e 281.848 viajantes, respectivamente. A movimentação de aeronaves também cresceu no período. Foram 40.120 pousos e decolagens, aumento de 2,3% ante as 39.199 operações registradas no ano anterior. Foi o melhor resultado desde 2015, segundo infoirmou o superintendente do aeroporto, Odone Bizz.

INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS TEM MELHOR JANEIRO DESDE 2015

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em nível nacional, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou  97,1 pontos em janeiro, numa escala de 0 a 200, o seu melhor resultado para um mês de janeiro desde 2015. Segundo a pesquisa, houve crescimento de 1,2% em relação à janeiro do ano passado. Com o ajuste sazonal, a ICF apresentou uma retração mensal de 0,3%. Apesar de ser a segunda consecutiva na série dessazonalizada, a queda foi menos intensa do que a registrada em dezembro de 2019 (-0,8%). Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os números demonstram que os consumidores estão cautelosos com seus gastos no curto prazo, mas,  vislumbram um cenário mais otimista no longo prazo, além de ser um indicativo de que a economia brasileira deve ter um 2020 bem melhor que em 2019.

PROJEÇÕES SÃO DE UM CRESCIMENTO MAIOR DO BRASIL EM 2020

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um maior crescimento do Brasil em 2020, o que ajudou a conter a pressão negativa de México e Chile sobre a estimativa para a América Latina. Na revisão de seu relatório Perspectiva Econômica Global, divulgou que o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) será de 2,2% este ano no Brasil, 0,2 ponto porcentual a mais do que no relatório de outubro. Já a projeção para o crescimento mundial é de 3,3% em 2020. Porém, a  projeção do fundo para este ano ainda é menor do que o estimado pelo mercado e pelo governo.Segundo o Boletim Focus do dia 20 de janeiro, que compila estimativas do mercado para indicadores econômicos, o PIB brasileiro deve avançar 2,31% neste ano. Já o governo prevê crescimento de 2,40%. Para 2019, também houve melhora da projeção, de 0,3 ponto, a 1,2%. Essa estimativa, no entanto, está acima do projetado pelo governo, 1,12%, e pelo mercado, de 1,17%.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com