Teia Digital

Páscoa com ovos caros; Cônsul Cubano visita Porto Velho – por Silvio Persivo

Não é que é mesmo. “Quantos menos as pessoas sabem, mais elas teimam que sabem” (Osho).

PÁSCOA COM OVOS MAIS CAROS

O Procon de Rondônia divulgou o resultado da pesquisa de preço dos ovos de chocolate, realizada entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março. O levantamento, feito em sete estabelecimentos comerciais de Porto Velho, com as marcas Garoto, Nestlé, Arcor e Lacta, constatou significativas diferenças de valores com variações de até R$ 25,35 no preço de um determinado ovo de chocolate entre os estabelecimentos visitados. Pelo que apurei a questão diz respeito, em grande parte, ao período da compra. Quem comprou mais cedo está levando vantagem sobre a concorrência. Já o coordenador do Procon Rondônia, Rui Costa, além de afirmar que a alta dos preços ocorre  em virtude da carga tributária da matéria prima e da inflação em alta, disse que “O Procon orienta o consumidor a pesquisar, observar as informações do produto na embalagem e garantir assim maior economia”. Bem, a grande realidade é que, apesar dos supermercados já ostentarem enormes quantidades de ovos em exposição houve um aumento médio de mais de 16% nos preços dos chocolates. E também, sutilmente, algumas indústrias diminuíram o tamanho de seus ovos. A previsão, contudo, embora, em termos nacionais seja de uma queda nas vendas de cerca de 3%, é que, em Rondônia, o consumo deve se manter nos mesmos níveis do ano passado. E o aumento dos preços dos ovos industrializados estimula a produção local de ovos de chocolates caseiros.

 

CICLO DE DOCUMENTÁRIOS NA UNIR CENTRO

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o Centro Regional de Referência em Álcool e Outras Drogas (CRR-SENAD/UNIR) exibirão, nos dias 21, 22 e 23 de março, um ciclo de documentários com o tema “Maconha: um debate necessário”. O evento faz parte do Projeto Matinês, ligado ao Programa de Cultura da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis-PROCEA, que visa fomentar as discussões e ações culturais na Universidade. As exibições serão seguidas de debate sobre o tema e acontecerão às 19h, no Auditório da UNIR-Centro, em Porto Velho. O mediador dos debates será o professor Paulo Morais, coordenador de pesquisa e extensão do Centro Regional de Referência em Álcool e outras Drogas (CRR-SENAD/UNIR). A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade acadêmica e sociedade em geral.

 

CÔNSUL CUBANO VISITA PORTO VELHO

O cônsul cubano, Tucios Miguel Esquivel López, que teve o apoio local da ativa Alisângela Lima, visitou Rondônia para conhecer mais suas potencialidades e convidar autoridades e empresários para participar, em novembro, da Feira Internacional de Havana. Na Fecomércio/RO recebido pelo presidente Raniery Araujo Coelho, informou que, com a recente inauguração de sua embaixada, está muito mais fácil obter visto para fazer turismo em Cuba.

FESTA DO DIVINO

A Festa do Divino, uma procissão fluvial que percorre mais de 30 localidades brasileiras e bolivianas, tem, este ano, sua saída e o encerramento, prevista para Porto Murtinho, no município de São Francisco, também no Vale do Guaporé. E, segundo consta, em Porto Murtinho as providências para a festa estão avançadas. A prefeitura, os empresários, devotos e a irmandade local cuidam dos preparativos relacionados à parte religiosa e estrutural para acolher os visitantes. Entre as novidades será a primeira vez que o padre Claudenir Matos, que veio do Paraná,  para o município de Costa Marques, irá participar. Ele é o pároco da paróquia do Divino Espírito Santo, onde há uma irmandade do Divino. A Festa do Divino Espírito Santo é um culto, que começou há 122 anos no Vale do Guaporé e se inicia no domingo de Páscoa.

CONSTATAÇÃO: PIORANDO SEMPRE

Os Correios, que já foi exemplo de empresa eficiente, para infelicidade nossa, aliás, como tudo que depende do governo, somente piora. Agora anuncia que suas agências não abrem mais aos sábados. E contas e cartas sempre, para variar, continuam chegando atrasadas.

 

SAI? NÃO SAI

Não sou o analista mais habilitado sobre o tema, mas, na minha modesta opinião, Mariana Carvalho não sai candidata. Há diversas razões para isto. A primeira delas é partidária: o seu partido perde um deputado federal que, pode parecer pouco, mas, no momento, um voto é relevante e aumenta o cacife do partido. O segundo é de ordem financeira. Uma campanha para prefeito exige muito recursos e, hoje, não há muita disposição para bancar uma aventura arriscada. Afinal, as pesquisas qualitativas indicam, e a experiência prova, que, no fim, como o eleitorado é mais velho, é muito grande a dificuldade de um jovem conseguir se eleger, em Porto Velho, numa eleição majoritária. E, por fim, por ter se destacado como deputada federal, é um risco grande e desnecessário entrar numa fogueira como é a corrida para prefeito.  Por que sair de uma situação confortável para virar vidraça numa hora tão difícil?

 

CHINESES ESTÃO ANIMADOS

Segundo anunciado pelo governo os chineses pediram ao governo federal que lance Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs) para duas linhas de trens de passageiros. A primeira, ligando Campinas (SP), São Paulo e o Rio de Janeiro – o mesmo trajeto do agora esquecido trem-bala. A segunda ligaria Brasília a Goiânia – um projeto folclórico que, na região foi batizado de “Transpequi”, numa referência ao pequi, um fruto do cerrado muito consumido de cor amarelada e usado no arroz e em pratos locais como frango ensopado.  Há sérias dúvidas sobre a viabilidade econômica de ambos os projetos. Mas, se eles estão também  estudando a Ferrovia Bioceânica, ligando Campinorte (GO) ao Peru, para chegar ao Pacífico, isto não parece ser um desafio. Os chineses prometeram concluir os estudos até maio próximo.

silvio22

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com