Teia Digital

Na pauta do legislativo a elevação das cotas do Rio Madeira – Por Sílvio Persivo

Metendo os pés pelas mãos. “O problema do Rio é que tem muito artista fazendo política e muito político fazendo arte” (Carlos Henrique Ângelo).

 

NA PAUTA DO LEGISLATIVO A ELEVAÇÃO DAS COTAS DO RIO MADEIRA

Hoje, terça-feira (20), no período vespertino, o poder legislativo do Estado de Rondônia, voltou a funcionar, mas, como determina o regimento interno a abertura das atividades não tem a Ordem do dia, ou seja, não haverá votação de projeto algum no plenário. Porém, a quarta deve ser quente, de vez que,  no final do ano passado, os deputados confirmaram no plenário, que o projeto de lei da elevação das cotas das usinas seria votado na primeira sessão ordinária. É esperado que as galerias fiquem cheias de pessoas que irão se manifestar contra o projeto, em especial há uma movimentação clara dos sindicalistas. De olho também na votação deverá estar o Procurador da República, Raphael Bevilaqua, do Ministério Público Federal do Estado de Rondônia, que já afirmou que este projeto de lei da elevação das cotas dos reservatórios das UHEs é temerário, ilegal e inconstitucional. Bevilaqua alertou que o Ministério Público Federal será inexorável para impedir quaisquer ilegalidades, através de Ação Direta de Inconstitucionalidade e Ações Civis Públicas, pois, se for  autorizado o aumento dessa alagação serão destruídas provas dos impactos ocorridos no passado em Rondônia.

 

HAPPY HOUR NA TERÇA MUSICAL

Para quem gosta de boa música brasileira não posso deixar de recomendar o Projeto Terça Feira Regional, que faz parte da programação musical do Mirante Madeira. Com a ajuda de um belo pôr do sol você pode ter um happy hour com grandes sucessos na voz de Gioconda Trivério e apoio musical de  Edgley Mesquita. Música de qualidade ao  ar livre na beira do Rio Madeira!

 

AINDA A CASA DE CULTURA IVAN MARROCOS

Quero parabenizar a Margot Paiva pela escolha do talentoso artista Maurício Valadares que deu um toque de arte e refinamento ao mural do hall da Casa de Cultura Ivan Marrocos. Soube que a reabertura do local será em março e com a pintura o prédio ficou, realmente, muito bonito.

 

AINDA O TRANSPORTE PÚBLICO

Não dá para falar em novo terminal de integração com o arranjo que fizeram na Jorge Teixeira. Com sol os usuários ficam cobertos de calor. Ali, se chover, não abriga ninguém e as condições de segurança, principalmente de noite são péssimas. Parece um revival da “Praça do Baú” melhorado. O consórcio SIM diz que em breve terá mais conforto, painel de led e até internet. É uma gambiarra mesmo com o que se promete. É verdade que o Terminal Euclides da Cunha era um horror, mas, pelo menos, dava mais proteção aos usuários. Parece até que quanto mais mexe só piora. O tempo de espera dos ônibus, que estava em uma hora, baixou para quarenta minutos, mas, ainda se espera muito e os ônibus, nas horas necessárias, estão sempre lotados. Ou seja, conforto que é bom….

 

OS IMPACTOS DOS SMARTPHONES NA INFÂNCIA

Cada vez mais os pais mostram preocupação com os filhos que passam horas no celular. O que fazer?  No consultório da psicóloga Kelma Johnson no Hospital Cosme e Damião, referência no Estado em tratamento de crianças em casos de alta complexidade, as mães buscam por orientação. ‘‘Elas chegam desesperadas por não saberem mais o que fazer com crianças de 6,7 anos que passam a tarde inteira no celular’’. Segundo a psicóloga, as crianças deixam as brincadeiras tradicionais pelo incentivo que recebe do ambiente externo. ‘‘Elas veem os coleguinhas da escola e os próprios pais utilizando os celulares é querem fazer o que eles fazem’’, disse. Para a psicóloga, o uso de smartphones pelas crianças tem dois lados: o positivo, afinal vivemos na era digital e a internet é uma boa fonte de pesquisas, mas, por outro lado, o uso não direcionado e sem limites pode representar riscos e prejuízos a médio e longo prazo. Kelma Johnson orienta pais a substituir, gradativamente,  tecnologias por outras atividades. ‘‘Um dos pontos negativos é o distanciamento entre os pais e as crianças incentivado pelo fato dos pais não terem muito tempo, é uma correria sempre. Mas, cabe aos pais direcionar o uso dessas tecnologias e incluir outras atividades na rotina dos filhos considerando a faixa etária das crianças’’. As leituras são feitas na internet e até mesmos as atividades de colorir. Se a criança tem uma dúvida é só pesquisar na internet e os cálculos são prontamente respondidos pela calculadora online. Tudo parece muito vantajoso, porém,  a rapidez e facilidade trazidas pelas tecnologias também geram graves consequências no comportamento da criança. ‘‘Afeta a criatividade e a concentração porque hoje está tudo mais fácil. É só apertar um botão. A criança fica com preguiça, querendo tudo de forma mais fácil. O desenvolvimento da memória é diferente daqueles que na infância tiveram brincadeiras que exigiam mais raciocínio. O uso excessivo da tecnologia terá consequências na adolescência ou na vida adulta como a dificuldade de interagir com as demais pessoas porque as tecnologias proporcionam uma interação muito introspectiva. A parte social é prejudicada’’.

 

 

A VELOCIDADE DO FUTURO

A Hyperloop Transportation Technologies anuncia que vai  revolucionar os transportes pelo mundo, com um estudo de rotas entre as cidades norte-americanas de Cleveland e Chicago. Com o Hyperloop em funcionamento, a tecnologia poderá fazer o transporte de passageiros a velocidades de até 1.223 km/h, utilizando apenas energia renovável para seu funcionamento. O acordo para iniciar o estudo de viabilidade dessas rotas foi assinado entre a Agência de Coordenação Northeast Ohio Areawide (NOACA) e o Departmento de Transportes de Illinois (IDOT). Segundo os dirigentes da HTT, diversos corredores já foram identificados para o estudo na ligação entre as duas cidades. A HTT formou um consórcio regional em torno do projeto para incluir diversas outras organizações importantes. Um evento está agendado para 26 de fevereiro em Cleveland, no Great Lakes Science Center, onde serão revelados detalhes adicionais, juntamente com a crescente lista de membros do consórcio.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR E ECONOMISTA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com