Liberado o plantio de soja em Rondônia – Por Sílvio Persivo

Escrito por
Atualizado: setembro 16, 2019

Chô! Amigo da onça!  “As pessoas que me dizem que eu vou para o inferno e elas vão para o céu de certa forma deixam-me feliz de não estarmos indo para o mesmo lugar” ( Mark Twain). 

OPERAÇÃO SORRISO PROMOVE CAPACITAÇÃO EM RONDÔNIA 

A Operação Sorriso, uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, retorna a Rondônia para capacitar profissionais de saúde de todas as especialidades no tratamento de pacientes nascidos com fissura labiopalatina (também conhecida como lábio leporino e fenda palatina). A jornada interdisciplinar acontecerá dia 24 de setembro, em Porto Velho, e será ministrada por voluntários renomados da organização que possuem ampla experiência no atendimento a pacientes com a malformação. As palestras terão como foco psicologia, enfermagem, cirurgia plástica, pediatria, anestesia, fonoaudiologia e odontologia aplicadas a estes casos. É possível se inscrever aqui: bit.ly/cursopvh19. Organizado pela Operação Sorriso com o apoio da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, o curso será um complemento ao programa educacional que a ONG tem mantido durante as missões humanitárias, em que realiza cirurgias gratuitas de correção de lábio leporino e fenda palatina. “Nosso foco não é só ampliar a atuação de mais especialidades na região, é também fortalecer o trabalho do Núcleo de Fissurados de Rondônia (NUFIS), que desde março já operou 20 pacientes com fissura labiopalatina”, explica Charles Rosenburst, diretor executivo da Operação Sorriso.

LIBERADO O PLANTIO DE SOJA EM RONDÔNIA 

Hoje (16 de setembro de 2019) os produtores de soja já podem plantar soja, numa área estimada em mais de 300 mil hectares em Rondônia. É que, ontem, terminou o vazio sanitário nas propriedades de Rondônia. Desde junho, os produtores foram proibidos de  plantar soja. De acordo com a Agência de Defesa Agrosilvopastoril (Idaron), o vazio sanitário é feito, anualmente, para controlar a ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Nos últimos três meses, o produtor de soja também tiveram que eliminar as plantas voluntárias das propriedades.  Agora devem cadastrar as áreas produtoras de soja da safra 2019/2020 no site da Idaron ou numa unidade de atendimento da agência.

VII SEMINÁRIO TEMÁTICO DE CONTABÉIS DA UNIR 

Recebi e agradeço honroso convite da Prof.  Gleimiria Batista da Costa Matos, chefe do Departamento de Contabéis da Fundação Universidade Federal de Rondônia- UNIR, para participar  do VII Seminário Temático de Ciências Contábeis, em alusão ao dia do contador que será comemorado no próximo dia 22 de setembro de 2019. O Seminário será realizado nos dias 19 e 20 de setembro próximo,  no auditório Paulo Freire da UNIR-CAMpus, com início às 19h, como o tema ” A Inovação e Desafios na Contabilidade Pública”. O objetivo do evento é a troca de conhecimentos sobre as evidências e as inovações da contabilidade pública frente aos desafios da legislação.

CACAMBADA CUTUBA ESTREIOU COM MUITO SUCESSO 

O filme documentário Caçambada Cutuba estreiou,na última  sexta-feira, 13 de setembro, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com o auditório lotado e com muito sucesso. Caçambada Cutuba expõe a rivalidade política entre cutubas e peles-curtas, e, em setembro de 1962, depois do encerramento de um comício, um ato violento, quando um caminhão basculante da prefeitura atropelou centenas de apoiadores do médico Renato Clímaco Borralho de Medeiros, candidato a deputado federal pela Frente Popular. Um  produtores do filme, o jornalista Zola Xavier Silveira, foi quem pesquisou durante anos o evento que considera um atentado político. Natural de Fortaleza do Abunã, morando no Rio de Janeiro, na cidade de Maricá, onde é uma pessoa conhecida, no entanto, não perde suas raízes rondonienses, daí, este filme que uma recuperação de nossa memória política. 

FEIRA DA SUSTENTABILIDADE DO PIM 

A Feira de sustentabilidade do PIM (Polo Industrial de Manaus) é um evento criado para  mostrar para a importância do modelo Zona Franca para o desenvolvimento econômico do Brasil e na preservação da floresta amazônica. O evento, com cerca de 130 estandes,  combina tecnologia e sustentabilidade, bem como a contribuição do Polo na geração de emprego e renda na Região Norte. Surgido de uma parceria entre a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e o  Instituto Piatam ( Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia), a feira será realizada entre os dia 28 e 29 de novembro, no Studio 5. Para o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, o intuito da feira é atrair a atenção do Brasil demonstrando como o modelo zona franca tem trazido benefícios e sustentabilidade para a região, e gera riquezas e oportunidades para outros estados do país. Também destacou o desenvolvimento de produtos, a capacitação de pessoas e o  avanço nos índices de desenvolvimento humanos, como seus pontos fundamentais.

SEMANA DO BRASIL ESTIMULOU A ECONOMIA 

A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República divulgou que, em  quatro dias da campanha Semana do Brasil, entre os dias 6 e 9 de setembro, as vendas no varejo em todo o país registraram um crescimento nominal de 12%. Segundo a Cielo,  contribuíram mais para a alta os setores de cosméticos, com um aumento de 19%; móveis e eletrônicos, crescimento de 16%; supermercados,13%, e vestuário, 7%. O crescimento foi medido em comparação às médias de dias regulares do primeiro semestre de 2019.  A campanha visa a estimular as compras, com promoções e descontos especiais, envolveu ao todo, mais de 4,5 mil empresas dos setores varejista, imobiliário, de publicidade e de comunicação, aproveitou as comemorações do 7 de setembro e se encerrou no último domingo (15). 

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL –  jornalista

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.