INFOPARTY: robôs, games, startups e discussões de fomento tecnológico – por Silvio Persivo

Escrito por
Atualizado: novembro 13, 2017

Não tem jeito, meu negro, só trabalhando. “Um leigo pensaria que, para criar, é preciso aguardar a inspiração. É um erro. Não que eu queira negar a importância da inspiração. Pelo contrário, considero-a uma força motriz, que encontramos em toda a atividade humana e que, portanto, não é apenas um monopólio dos artistas. Essa força, porém, só desabrocha quando algum esforço a põe em movimento, e esse esforço é o trabalho” (Igor Stravinsky).

LANÇADA A 2ª EDIÇÃO DO INFOPARTY

A 2ª edição da Infoparty foi lançada nesta segunda-feira (13) com a presença do governador Confúcio Moura. O evento terá competições de robôs, games, startups e discussões de fomento tecnológico com a participação de grandes palestrantes, como uma das mais conhecidas cientistas brasileiras no exterior Duília de Melo. Estão previstas mais de 50 atividades em 48 horas ininterruptas com início na sexta-feira (17) e encerramento no domingo (19) numa estrutura com tendas climatizadas montada no estacionamento do Palácio Rio Madeira. O investimento, de mais R$ 2 milhões, é a iniciativa de um governo que acredita que este é o caminho para garantir uma economia criativa com base em ciência e tecnologia e um futuro competitivo para o Estado. Segundo o governador ‘‘Queremos que isto seja incorporado não no governo porque governo passa, mas, que seja incorporado na população’’. Para o superintendente de Comunicação Domingues Júnior, o governo tem o desafio de governar para as mais diferentes gerações desde a dos nossos avós e pais às das crianças que já nascem digitais. Para ele, é preciso quebrar paradigmas e a Infoparty é uma importante estratégia para isto, como projeto educacional que vê na ciência e nas inovações tecnológicas novos caminhos para evoluir na construção do desenvolvimento sustentável do Estado. O interesse da população tem sido grande tanto que muitas palestras e competições já estão com vagas preenchidas.

MARIANA CARVALHO FOI ELEITA PRESIDENTE ESTADUAL DO PSDB

A deputada Mariana Carvalho foi eleita na manhã do último sábado (11), durante a convenção estadual do seu partido, na sede da legenda em Porto Velho, presidente regional do PSDB. Nome de consenso entre os convencionais, a parlamentar foi homologada no cargo numa chapa única. Filiada há quatorze anos na sigla, a tucana começou a sua militância aos dezesseis anos, tendo como primeiro cargo o de presidente da ala Jovem da agremiação no Estado. Ao discursar no evento agradeceu o apoio recebido afirmando que “É uma alegria muito grande participar dessa festa da democracia com tantas pessoas importantes no partido e na minha vida”, declarou ao fazer uma retrospectiva da sua trajetória e disse, depois de fazer uma  análise da atual situação do PSDB, que “Hoje, começa um novo ciclo do nosso partido em Rondônia, pois, tentamos contemplar na nossa chapa representantes de vários municípios”.

FEIRA DO EMPREENDEDOR

Realizada neste último fim de semana, de sexta à domingo (12),  a Feira do Empreendedor foi um sucesso de público e de difusão de conteúdo aos participantes. Diversos palestrantes de nome nacional e internacional estiveram presentes, além da maratona de crédito e o Espaço Franquias e a participação do público foi muito além do esperado. A Feira do Empreendedor, que incentivou o empreendedorismo e facilitou o acesso ao crédito via maiores informações, foi uma realização do Sebrae em Rondônia, contando com patrocínio de Porto Velho Shopping, Sicoob, Centro Universitário São Lucas, Governo de Rondônia e Banco do Povo. Depois do sucesso alcançado ainda este mês, porém, o Sebrae prepara um grande evento voltado às compras governamentais e de políticas públicas que apoiem e fortaleçam a atuação dos pequenos negócios junto ao Poder Público.

 IV SEMANA ACADÊMICA DE DIREITO DA UNIR

Começou  nesta segunda-feira, 13, no Teatro Guaporé, às 19:00 horas, a IV Semana Acadêmica de Direito da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizada pelo Centro Acadêmico de Direito 5 de Outubro. As atividades prosseguem até o dia 16. Nos demais dias do evento, as palestras e debates acontecem no auditório da seccional rondoniense da OAB. Os melhores juristas de Rondônia, e alguns do Brasil, estarão reunidos com acadêmicos e demais operadores do Direito discutindo tópicos sob tema central “Garantias Processuais na Perspectiva dos Direitos Fundamentais: Mecanismos de Acesso à Justiça”. O professor Breno de Paula, especializado em Direito Tributário, será um dos palestrantes do evento.

 EMPRESÁRIOS AMAZONENSES ESTREITAM RELAÇÕES COM O PERU

Entre os dias 27 e 30 de novembro em Lima, no Peru, acontece a atividade “Encontro de Negócios no Peru para Potencializar Acordos Negociados” visa fortalecer a abertura comercial em países considerados estratégicos para o Brasil e estimular as negociações bilaterais. Recentemente foi assinado acordo de compras governamentais entre Peru e o Mercosul, que deve ser explorado de forma positiva para a internacionalização. Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que verificaram a demanda do país (Peru) no segmento de alimentos e bebidas. Segundo o gerente do Centro Internacional de Negócios-AM, Marcelo Lima, os consumidores no Peru gastam em alimentação o dobro do que gastam com habitação. Por esta razão os micros, médios e pequenos empreendedores amazonenses participam do

primeiro encontro de negócios que acontece no país e terá como foco o setor de alimentos e bebidas. “Serão identificados quais os produtos são mais demandados pelo Peru e iremos destacar quais existem a oportunidade de ampliação das exportações brasileiras. Os empresários que participarem desta missão terão a oportunidade de participar de ações comerciais como encontros de negócios, benchmark, visitas a grandes supermercados e distribuidores além do estímulo a parcerias” destacou Marcelo Lima.  Os empresários que participarem desta rodada de negócios, também terão a oportunidade de oferecer seus produtos para degustação durante o evento.

FIM DE PRAZO

A adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), conhecido como novo Refis, termina hoje, terça-feira (14). Para aderir, é preciso acessar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no site da Receita Federal até as 23h59min, horário de Brasília, alerta a Receita Federal.

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *