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HB Treina em suporte avançado de vida – por Silvio Persivo

Que é bom, é. “A ilusão é o primeiro de todos os prazeres” (Oscar Wilde).

HB TREINA EM SUPORTE AVANÇADO DE VIDA

Não posso deixar de ressaltar, pelo inusitado e pelo sinal que representa de avanço na área médica, o uso de um robô com aparência humana – que emite sons parecidos com gemidos de dor e simula a frequência cardíaca e pressão arterial – está sendo utilizado para treinamento de médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) de Porto Velho – referência no tratamento de alta complexidade em Rondônia. Eles recebem orientações sobre técnicas e protocolos para atendimento no Suporte Avançado de Vida. As técnicas serão usadas no atendimento de pessoas com traumas, politrauma, parada cardiorespiratória, suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), infartos, na chamada “hora de ouro”, onde o atendimento recebido amplia as chances de sobrevivência e diminui os riscos de sequelas no paciente. Segundo o diretor-geral do Hospital de Base, Nilson Paniágua, o treinamento é feito por profissionais do HB, que repassam técnicas aprendidas  no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo – referência na América Latina, com certificação da Joint Commission International (JCI).  A meta é estender o treinamento para todas as unidades de saúde da rede estadual, em cidades polos, como Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná, Ariquemes, entre outras. É um sinal da qualidade que nossa medicina pública vem alcançando e merece nossos parabéns.

 DIA DAS MÃES NO PORTO VELHO SHOPPING

Para comemorar a primeira data do varejo de 2016, a Ancar Ivanhoe, uma das cinco maiores empreendedoras de shopping centers do país, e o Porto Velho Shopping celebram a data com a campanha “Desejos de Mãe” e preparam uma promoção para ajudar a realizar os desejos de todas as mães. Entre os dias 25 de abril e 08 de maio, 12 shoppings da Rede participam da campanha e sorteiam um ano de academia, salão de beleza e até um carro  para suas clientes. A inspiração surgiu depois da realização de uma pesquisa nas redes sociais para entender quais eram os desejos mais verdadeiros das mães brasileiras e a resposta está na simplicidade. Entre os desejos mais citados pelas mães estão aqueles ligados à beleza e cuidados com a saúde. Segundo Diego Marcondes, gerente nacional de Marketing da Ancar Ivanhoe, “Queríamos desde o início realizar os sonhos mais verdadeiros das mães que frequentam nossos shoppings. Fomos a fundo e descobrimos que alguns desses desejos estão intimamente ligados à vaidade feminina”. No Porto Velho Shopping, em Rondônia, a cada R$200 reais em compras o cliente tem direito a um cupom para concorrer aos prêmios, inclusive um carro 0km.

X ENAM SERÁ EM MANAUS

Programado para os dias 19,20 e 21 de maio, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, o X Encontro das Entidades dos Economistas da Amazônia Legal – ENAM, uma promoção conjunta dos conselhos regionais de Economia da região, capitaneados pelo Conselho Regional de Economia do Amazonas e o Conselho Nacional dos Economistas, COFECON, com o tema “Contexto da crise nas economias amazônicas: oportunidade e desafios para os economistas”.

COMÉRCIO COM O PERU VIA INTEROCEÂNICA EVOLUI

Segundo os números apresentados pelo Representante de Comércio Exterior do Peru, Vitor Hugo Rondon,  apresentado em reunião com o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, somente entre os anos de 2014 e 2015, o crescimento do comércio com o Peru chegou a casa dos 800% e mais da metade foi transportado através da Rodovia Interoceânica. Entre os principais produtos se destacam o óleo de soja, milho e farelo de soja, que são atualmente os produtos mais comercializados entre Rondônia e Peru. Também foi ressaltado que o processo alfandegário está sendo desembaraçado em média de 28 a 72 horas, um tempo de espera bem inferior se comparado com outros locais de escoamento de produtos para exportação, como o Porto de Santos.  Segundo Raniery Coelho, esses e outros números apresentados demonstram que o trabalho feito pelo Governo do Estado em parceria com a Fecomércio-RO e representantes do setor produtivo que sempre lutaram pela integração comercial com os países andinos, começa a dar resultados significativos, mas ainda há muito por fazer. “Esses números são uma pequena mostra de todo esse potencial econômico do comércio que o Estado possui com o Peru. A Fecomércio parabeniza o trabalho desempenhado pelo Cônsul Felix e o Representante de Comércio Exterior do Peru, Vitor Hugo, para o alcance dos resultados acima evidenciados”, disse.   O Cônsul Geral do Peru para os estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso, Felix Vasquez Solis, que visitou Porto Velho esta semana,  convidou os empresários  rondonienses para participar de um evento comercial em Lima, no Peru, nos dias 9 e 10 de junho de 2016.

SKY, O INFERNO DOS CLIENTES

Que o consumidor, no Brasil, é maltratado não há dúvida, mas, a SKY, que faz uma imensa e longa propaganda de sua qualidade no próprio canal, é craque em encher o saco de seus usuários. Em primeiro lugar, por sua conveniência, conta em papel quando chega, chega sempre com atraso em relação à data de pagamento e, parece mesmo um comportamento ostensivo para se pendurar a conta num banco ou cartão de crédito. Mas, o pior é que, para cobrar são rápidos, em especial via celulares ou computadores e aprontam uma com seus clientes que é o suprassumo da descortesia: quando atrasam metem uma tarja preta embaixo que cobre as legendas e notícias de telejornais. Pior: quando se trata de um televisor que está num local público escancaram o atraso do cliente. E olha que é um dos serviços mais caros que tem no setor.

CONFIANÇA DO CONSUMIDOR CAI AINDA MAIS

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 2,7 pontos de março para abril deste ano. O indicador recuou de 67,1 para 64,4 pontos em abril, atingindo seu menor nível na série histórica desde 2005. A queda foi influenciada principalmente pelo Índice de Expectativas, que recuou 3,2 pontos, atingindo 65,8 pontos, o menor da série histórica, principalmente pelo pessimismo em relação à situação financeira da própria família. A confiança dos consumidores em relação ao atual momento também caiu, embora de forma menos intensa: 1,6 ponto. O Índice da Situação Atual atingiu 64,7 pontos, também um mínimo histórico por conta da piora na avaliação sobre a situação financeira familiar.

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