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Ferrovias deve ser o carro-chefe do Pró-Brasil – Por Silvio Persivo

É verdade, my baby, no meu caso é só por Love. “A sociedade civilizada é louca. O dinheiro e o que se entende por amor são suas grandes manias; o dinheiro, de longe, em primeiro lugar. Em sua loucura desconexa, os indivíduos se afirmam de um destes dois modos: o dinheiro ou o amor” (David Herbert Lawrence).

 

GOVERNO ESTIMULA A CONSOLIDAÇÃO DO DISTRITO INDUSTRIAL

Nesta última quinta-feira (10), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, com o superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves, visitaram a empresa produtora de cabos de madeira, a Malinsk, de origem catarinense, que foi instalada no Distrito Industrial de Porto Velho em 2018 e escriturada este ano. Ela emprega 220 colaboradores diretos e fabrica dois milhões de cabos mensais. A empresa iniciou a produção com cabos de vassoura, mas ao longo do tempo especializou-se em diversos outros, contemplando o setor de limpeza, jardinagem, ferramentas agrícolas e construção civil. O governador de Rondônia destacou a importância do distrito industrial como fonte de geração de renda e empregos e como uma das grandes iniciativas de fomento de negócios para fortalecer a economia de Rondônia. Com incentivos fiscais e o trabalho firme de escriturar as empresas instaladas no local, Rondônia avança para consolidar-se como uma nova janela de oportunidades no Brasil com a presença de novas indústrias promissoras.

 

SELO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO PIRARUCU DE MAMIRAUÁ

A Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), O Sebrae-AM (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas) e SFA (Superintendência Federal de Agricultura) discutiram a ‘Cadeia Produtiva de Indicação Geográfica do Pirarucu da Reserva de Mamirauá’. A proposta foi a de lançar o selo de reconhecimento que reuniria mais condições para incrementar as atividades. O selo é importante para valorizar a espécie, que é muito degustada pela população local e por turistas. O reconhecimento do   produto, segundo os técnicos de mercado, agrega mais valor à sua venda estimulando a geração de empregos e a renda e viabilizando oportunidades de trabalho no setor primário, em especial a ribeirinhos que fazem o manejo do pirarucu  nos municípios do interior. Segundo afirmou o secretário da Sepror, Petrúcio Magalhães, o Selo IG (Indicação Geográfica) ajuda a promover a biodiversidade do Amazonas, impulsiona os produtos regionais e promove a melhoria de renda das comunidades rurais.

 

TROCA DE COMANDO NA SUDAM

O governo federal trocou o comando da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), autarquia criada para promover o desenvolvimento da Amazônia. De fato o órgão perdeu tanto o poder e estava tão circunscrito ao Pará que ninguém nem ligava mais para a sua ação. Para se ter uma ideia, o seu atual superintendente, Paulo Roberto Correia da Silva, ocupava o cargo desde  agosto de 2015, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Quando o PT do Acre tinha importância e ele emplacou por indicação do então senador Gladson Camelli (AC-PP), atual governador do Acre. Agora, cinco anos depois, é substituído por Louise Caroline Campos Low, uma auditora de finanças e controle na Receita Federal, que estava lotada como assessora técnica na Secretaria Especial de Relações Institucionais da Secretaria de Governo da Presidência da República. Supõe-se que seja uma escolha do vice-presidente para dar maior dinamismo à Superintendência.

 

FERROVIAS DEVE SER O CARRO-CHEFE DO PRÓ-BRASIL

O programa Pró-Brasil, que se pretende lançar para a retomada econômica, deve contar com investimentos públicos de, ao menos, R$ 1,8 bilhão no projeto de duas ferrovias, a Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) e a Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste). Com isto, espera-se atrair R$ 15,5 bilhões em investimentos privados até 2023. Ainda em sigilo na Casa Civil, o plano terá prevê obras públicas e privadas e mudanças legais levadas adiante pelos Ministérios da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional. O investimento público em ferrovias deve ser o carro-chefe para a criação de um novo corredor logístico no país – o que o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) considera uma herança de sua gestão. Para viabilizá-lo, no entanto, ele precisa concluir a construção de um dos trechos da Fiol e financiar o projeto-executivo da Fico.

 

REFORMA ADMINISTRATIVA SERÁ UMA BATALHA DURA

Com a apresentação da proposta de reforma administrativa no Congresso, iniciaram-se reuniões virtuais para discutir sobre o assunto. A reação contra a proposta será inevitável.  O Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), entidades dos Tribunais de Contas, da Câmara e do Senado já iniciaram uma articulação conjunta para enfrentar a proposta em quatro frentes: jurídica, comunicação, parlamentar e produção técnica. Segundo o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, Professor Israel Batista (PV/DF), opina que este é o início de uma das mais duras guerras de narrativa e de comunicação. O governo, de fato, tem uma narrativa ruim: a estabilidade seria responsável pela má prestação do serviço público. Qualquer poste sabe que a gestão do governo é política e daí sobrevém todos os males. A proposta da Reforma administrativa não agradou a ninguém. Nem mesmo os que são favoráveis as mudanças no funcionalismo. Em geral todos  concordam ser necessária a redução de gastos públicos, porém, observaram que, na proposta, não se tocas onde mais se utiliza de recursos públicos, como por exemplo, os supersalários, que estão concentrados no Judiciário e no Legislativo. De acordo com o economista Gil Castello Branco, fundador e secretário-geral da Associação Contas Abertas, “É lamentável que os dois principais poderes, onde se encontra o maior número de privilégios, não tenham sido alcançados pelas novas regras”. Não será uma reforma fácil de ser aprovada, principalmente em ano eleitoral.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

  • A opinião dos nossos colunistas colaboradores não reflete necessariamente a opinião da Folha Rondoniense

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