Teia Digital

Expoporto será em agosto – Por Silvio Persivo

Pensar não é só pensar. “São as idéias, não os interesses encapotados, que são perigosas para o bem ou para o mal” (John Maynard Keynes). 

EXPOPORTO SERÁ EM AGOSTO 

A Exposição Agropecuária de Porto Velho, antigamente denominada de Expovel, ficou paralisada por oito anos e voltou a acontecer na capita em 2019, com duração de cinco dias, atraindo um grande público.  Este ano, segundo a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) já definiu que o evento será em agosto. O superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, também anunciou que a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) terá grandes novidades. Segundo Jobson, mudanças devem acontecer este ano, começando pelo local de realização do evento. “Neste ano a ExpoPorto não vai acontecer no Parque dos Tanques devido as obras que estão acontecendo no local. Estamos acertando tratativas para realizar o evento no estacionamento do Espaço Alternativo, devido a amplitude do local e fácil localização”, afirmou. Além da mudança de local haverá rodeios profissionais, apresentações de artistas regionais, desfiles, exposições de produtos, animais, leilões e shows com artistas nacionais.  

É CARNAVAL! É CARNAVAL 

E diversão, para quem quer, não vai faltar em Porto Velho. Algumas são, notoriamente, já indicadas sem precisar de muita avaliação. No sábado, a Banda do Vai Quem Quer. Domingo é dia do Carnaval do Buraco do Candiru e segunda-feira, a farra tem que ser no Zé Beer. Mas, há espaço para muitos outros eventos, inclusive com grandes blocos na Zona Leste e Zona Sul. A receita é não dirigir, se beber. Beber moderamente, tomando água e comendo sempre, e, o que é importante, evitar problemas. Nada de discussões tolas nem de se incomodar muito com as outras pessoas. A hora é de brincar. Não de brigar. 

ALUNOS DO SENAC CRIAM PROJETO DE INTEGRAÇÃO DOS VENEZUELANOS 

Os alunos do curso Aprendizagem Comercial Profissional em Serviços Administrativos do Senac Esplanada realizaram, no último dia 18 de fevereiro, um projeto integrador com o tema “A diversidade no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social – Imigrantes Venezuelanos”. O objetivo do projeto foi o de contribuir no desenvolvimento de competências, como recepcionar, atender pessoas, organizar e operacionalizar procedimentos. A atividade contou com doação de produtos de higiene, oficina de marketing pessoal, preparação de currículos, bazar e oficinas sobre aproveitamentos de alimentos. Ao todo, 80 venezuelanos, entre adultos e crianças, participaram da ação. O projeto possibilitou, aos jovens aprendizes, reflexões sobre a necessidade e a importância de cultivar valores, atitudes, gestos e ações que tornem o mundo mais humano, justo e solidário.

VAREJO DE MANAUS EMBALA NO CARNAVAL 

Aproveitando o mote do carnaval as redes de supermercados de Manaus resolveram fazer uma campanha de ofertas para os clientes que pretendem comprar bebidas e carnes para curtir a folia. Na sua maioria, os preços deste itens são atrativos e especiais, mas, é um meio de atrair os clientes  de outros itens que entraram na promoção sazonal. Por exemplo, o Carrefour promove sua Campanha de Carnaval com descontos de até 30% em diferentes setores até o próximo dia 26. Os clientes que se preparam para a festa, ou para ter um tempo de lazer, encontrarão uma seleção completa de produtos para o feriadão. No Bazar, os destaques são: malas de viagem, piscinas, bolsas térmicas, boias, barracas de camping, churrasqueiras, entre outros. Já no Eletro, caixas amplificadoras e ventiladores integram o mix de produtos. De acordo com Silvana Balbo, Diretor de Marketing do Carrefour Brasil: “Sabemos o quanto o brasileiro ama essa festa e procura por produtos que tornem essa época ainda mais divertida. O Carnaval é uma importante data para nosso calendário de varejo e queremos que nossos clientes encontrem o que precisam em nossas lojas e com os melhores preços”.  Também as unidades do Superatacado Nova Era reforçaram o estoque e estão com ofertas especiais de Carnaval em vários segmentos. Entre os produtos mais procurados do “Carnaval Nova Era” estão as carnes, bebidas como cervejas e destilados e itens da área de frutas, legumes e verduras para quem prefere os drinks. Outra rede que aproveitou a folia foi o Grupo DB, que já está com sua tradicional campanha “Bloco dos Preços Baixos” em todas as lojas, com promoções, ofertas e preços especiais para a temporada carnavalesca em todo seu mix de produtos, com destaque para o setor de bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, além de alimentos de diversas linhas.

CONCLUSÃO DA BR-163 FACILITA A EXPORTAÇÃO DE GRÃOS 

Foi inaugurada na semana passada a pavimentação dos últimos 51 Km da BR-163/PA que faltavam para ligar, definitivamente, Mato Grosso aos portos de Miritituba/PA. A obra melhora o escoamento da safra de grãos que sai do centro do país, sobretudo do estado do Mato Grosso.  Segundo o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a rodovia federal representa um novo impulso para a economia, pois viabiliza o transporte de produtos agrícolas pelo Brasil, especialmente pelo Arco Norte, o que incrementa a exportação.“A conclusão da BR 163 vai permitir um fluxo ainda maior de caminhões de carga que abastecem os navios, levando ainda mais crescimento e desenvolvimento para a região Norte do país”, afirmou. O Arco Norte tem grande impacto no escoamento de grãos, já que um terço dos grãos exportados no ano passado saiu por esses portos. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a logística de escoamento pelo Arco Norte cresceu quase 500% nos últimos nove anos. Em 2019, foram 30,1 milhões de toneladas de soja e milho a mais que o volume exportado pelos portos acima do paralelo 16 em 2010. Do total de grãos exportados no ano passado, 32% passaram por essa rota e 68% por portos do Sul e do Sudeste. Em 2010, essa participação de portos do Norte e do Nordeste era de 14,4%. Barbosa considera positiva a inauguração do trecho da rodovia, mas lembra a necessidade de novos investimentos na região em outros modais, como o ferroviário.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com