Dólar sinaliza a incerteza na economia – Por Sílvio Persivo

Escrito por
Atualizado: maio 17, 2019

E há sempre muitas (e novas) formas de fazer amor. “Ler é fazer amor com as palavras” (Rubem Alves).

14ª EDIÇÃO DO FESTIVAL BRASIL SABOR

Foi aberta, ontem (16), no Hotel Oscar, a 14ª edição do Festival Brasil Sabor em Rondônia, que se estende deste 16 de maio a 2 de junho. Segundo a Associação Brasileira de Bares Restaurantes em Rondônia (Abrasel/RO) o festival será realizado simultaneamente em todos os estados do Brasil, e, em Porto Velho, 15 restaurantes foram selecionados para participar do evento. Cada estabelecimento criou pratos inéditos, com sabor local, para compor o cardápio do festival. A organização acredita que o evento será um estímulo para a gastronomia e o turismo na cidade e foi o que disse também o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia, Raniery Coelho, ao ressaltar a importância do evento como um dos seus patrocinadores.

NA 8ª RONDÔNIA RURAL 75% DOS ESPAÇOS JÁ ESTÃO OCUPADOS

Os expositores têm até o próximo dia 20 para instalar e montar os estandes para a 8ª Rondônia Rural Show e a 2ª RondoLeite, que abrirão os portões ao público de 22 a 25 de maio no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, com entrada gratuita. Na quinta-feira (16), 75% dos espaços já estavam sendo ocupados. Os estandes começaram a ser montados no início do mês, logo após reunião geral com os expositores no final de abril, em Ji-Paraná. “Neste ano autorizamos a antecipação das montagens das estruturas visando a realização da feira mais bem organizada”, explicou o coordenador geral da Rondônia Rural Show, José Paulo Gonçales. Seguindo o cronograma dos eventos anteriores, os espaços foram distribuídos no Centro Tecnológico conforme a integração setorial. As instituições financeiras e cooperativas de créditos ficam agrupadas na mesma rua. Os estandes institucionais governamentais, auditórios e o Parlamento estadual se localizam no entorno da praça das Bandeiras.

SEBRAE REALIZA STARTUP DAY

O Sebrae realiza neste sábado, dia 18, o Startup Day em todo o país. Em Porto Velho será realizado, das 15h às 18h, na Tonel Hamburgueria Artesanal, na Rua João Pedro da Rocha, 2277, Bairro Embratel. Na ocasião, serão ministrados conteúdos sobre startups, além do fomento ao networking, em uma tarde de muito aprendizado, na qual o participante irá interagir com outros empreendedores e especialistas da área. O evento tem por objetivo fortalecer as startups e a comunidade Tambaki Valley, 

trabalhando lideranças e exemplos de networking através de palestras, painéis, sessões de mentoria e happy hour. Na programação que o Sebrae em Rondônia, em parceria com ABS Startups, selecionou estão: Painel – Usando a criatividade para gerar negócios inovadores com Petros Barreto da Silva; Painel – Conquistando parcerias estratégicas para desenvolver sua Startup com Naomi Kerkhoff Gimenez e Painel – Growth Marketing: O crescimento para seu negócio com André Novelino. Para mais informações e inscrições, acesse: https://www.sympla.com.br/startup-day__509991.

PRODUÇÃO DE BICICLETAS NO PIM BATE RECORDE EM ABRIL

Com a fabricação de 75.680 unidades, os fabricantes de bicicletas do Polo Industrial de Manaus bateram recorde de produção em abril. Um percentual de 23,3% a mais do que o obtido no mesmo mês do ano passado (61.370 bicicletas) e 28,2% superior ao apresentado pela indústria em março de 2019 (59.021 unidades). É o melhor resultado para os meses de abril desde 2011, conforme a série histórica do levantamento da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares). De janeiro a abril, as fábricas de bicicletas do PIM acumularam uma alta de 17,9%, com 259.422 bicicletas fabricadas – contra as 220.069 contabilizadas no mesmo período de 2018. Os números positivos levaram a Abraciclo a reafirmar sua projeção inicial de encerrar o ano com um acréscimo de 10,8% nas linhas de produção de bicicletas da Zona Franca de Manaus. Ao mesmo tempo houve um declínio das bicicletas importadas – especialmente da China. A queda nas aquisições do produto no estrangeiro foi de 51% nos quatro meses iniciais de 2019, de 36.827 (2018) para 18.040 (2019) unidades.

O PROBLEMA CONTINUA SENDO A ECONOMIA

A manifestação desta quarta-feira, supostamente em defesa da educação e contra a reforma da Previdência, não seria um grande problema para o governo se houvesse uma boa comunicação de seus planos objetivos. Mas, pode vir a ser, pois, embora seja verdade que sua magnitude não foi lá essas coisas, pois, de certa forma reflete a insatisfação dos segmentos derrotados, em especial as centrais de trabalhadores, sindicatos e a inteligência de esquerda, em grande parte ligados ao PT, no entanto, o que está em xeque, de verdade, é a incapacidade do governo de fazer política, de formar uma base que dê sustentação às ações governamentais e, principalmente, que tome medidas que façam a economia deslanchar. Não parece muito sensato Bolsonaro, como presidente, enfrentar os críticos generalizando sobre uma 

massa amorfa e diversa. Somente pode fornecer mais munição para ser atacado. A verdade é que a maioria silenciosa continua a esperar por seu governo e não está nem aí para as manifestações, porém, o governo precisa andar na economia. O problema não é ganhar discussões, mas, sim fazer o Brasil acelerar a marcha de seu crescimento. Paulo Guedes, como ministro, está devendo mais ação.

DÓLAR SINALIZA A INCERTEZA DA ECONOMIA

Quem mais sinaliza isto é, como sempre, o mercado financeiro. O dólar comercial fechou, na quinta-feira (16) em alta de 1,01%, sendo cotado a R$ 4,037. Este é o valor mais alto que a moeda americana chegou em quase 8 meses. Hoje está R$ 4,08, é fato que isto, em parte, se dá por conta da guerra comercial entre EUA e China, porém, a não aprovação da reforma previdenciária e a menor crença no governo pelos empresários contamina as expectativas econômicas e aumenta a incerteza sobre a nossa economia. Por isto o dólar deve se manter neste patamar e, talvez, tenha novas altas.

AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL –  JORNALISTA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.