Teia Digital

Aberto o IX SEMPP & II SINTEC no TJ/RO em Porto Velho – Por Sílvio Persivo

Assim como não há almoço grátis. “Não existe deleite sem um misto de tristeza”(Giordano Bruno).

ABERTO O IX SEMPP & II SINTEC

Foi aberto na manhã da terça-feira, 5 de junho, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, em Porto Velho, o IX Seminário de Pós-Graduação e Pesquisa e II Simpósio de Inovação, Propriedade Intelectual e Tecnologia (IX SEMPP & II SINTEC). O evento foi organizado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio de sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), e conta com o apoio do Governo Federal por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  O IX SEMPP & II SINTEC tem como propósito constituir-se em espaço de discussão em torno da produção científica e qualificação da pós-graduação com compromisso social, bem como a construção de estratégias de captação de recursos como suporte para o desenvolvimento da inovação e da pesquisa científica e tecnológica. Na cerimônia de abertura, o reitor da UNIR, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, destacou a evolução que o evento vem apresentando a cada edição e ressaltou o protagonismo da universidade na oferta de soluções científicas e tecnológicas para a superação dos desafios na promoção do desenvolvimento regional. Também fez uso da palavra o pró-reitor Leonardo Calderon, da Propesq, que destacou o caráter efetivamente inovador dos temas abordados nas palestras e dos trabalhos científicos inscritos para a mostra que integra a programação. O IX SEMPP & II SINTEC segue até amanhã, 7 de junho, com abertura às 8h e encerramento às 18h30.

A Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) foi eleita pelo segundo ano consecutivo, a mais rápida do Brasil, entre os órgãos que realizam o serviço no País, no ranking da Receita Federal. A tramitação de documentos para abertura de uma empresa, que em outro estado, leva, em média, 48 horas, em Rondônia é feita em até 10 minutos. É o que afirma Vladmir Oliani, presidente da Jucer, “Se a empresa a ser criada não causar nenhum impacto ao meio ambiente, o procedimento é realizado em até 10 minutos”. Isto é possível, de acordo com ele, pela simplificação de procedimentos e maior oferta de serviços online. Pórém, a rapidez não é a única vantagem a ser comemorada no órgão, garante Vladmir. A Junta Comercial de Rondônia também é a primeira do Brasil a alcançar 100% dos municípios do Estado, com confirmação, esta semana de 24 municípios que faltavam para ter uma sede da Jucer na Cidade. “Até o mês de janeiro, somente 11 municípios tinham sede da Junta Comercial para facilitar o atendimento das pessoas interessadas em abrir uma empresa ou desenvolver o próprio negócio”, conta o presidente do órgão.

SEGUNDA FEIRA TUMULTUADA EM MANAUS

Em Manaus, na segunda-feira (04), cerca de 60 ônibus foram depredados, tendo vidros estilhaçados e lataria amassada resultado das pedradas atiradas pela população revoltada que teve de sair dos veículos que deixaram de rodar assim que chegaram ao terminal de integração. Grades do terminal também foram destruídas. Vários revoltosos tentaram virar um dos ônibus.  Segundo o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas), os ônibus até que saíram das garagens para as suas viagens normais, mas, chegando ao Terminal 4 os condutores resolveram parar, fazendo com que quem estava indo ao trabalho ou tratar de alguma outra situação perdesse a paciência, o que gerou a confusão. Depois dela, outros motoristas nos terminais do conjunto Augusto Montenegro, Bairro da Paz, Vila Marinho e Petrópolis, resolveram não circular temendo a revolta popular. O sindicato informou que até às 6h30, 844 ônibus haviam saído das garagens, o que corresponderia a 70% da frota de ônibus de Manaus. A categoria dos rodoviários entrou no oitavo dia de greve, mas, nada tão grave havia acontecido antes.

COCA-COLA A MARCA ESCOLHIDA PELOS BRASILEIROS EM 2017

Na sua sexta edição, o ranking Brasil do Brand Footprint determinou quais são as marcas mais escolhidas pelos consumidores no país. Coca-Cola, Ypê, Colgate, Tang e Italac ficaram no topo do quadro geral – Nissin, Sadia, Soya, Qualy e Vitarella completam o top 10. Em comparação com o ano passado, somente as duas primeiras marcas seguiram nas mesmas posições. Segundo Christine Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel, “Ao total foram analisadas 239 marcas no Brasil, destas 58% cresceram em volume em 2017 e metade delas ganharam compradores. Esse é um reflexo de um cenário econômico mais positivo, pois vimos que a maior parte das cestas e categorias conseguiu se recuperar no último ano, ainda que lentamente. Também vemos no país a força das marcas nacionais, pois muitas das que se destacam são locais e representam 65% do faturamento, em 2015 representavam 63%. O que mostra que nos últimos anos conseguiram ser mais eficazes em comparação com as marcas globais”. Numa amostra de 11,3 mil lares, que representam a população brasileira, a Coca-Cola foi a marca mais escolhida pelos brasileiros no ano passado, mantendo a posição conquistada também nas outras edições desde 2013. A marca Ypê, assim como a Coca-Cola, mantém o 2º lugar desde a primeira edição do ranking, graças à sua forte atuação em categorias de alta presença nos lares, como detergente para louça, amaciantes e sabão em pó. Em 2017, a Colgate reconquista a 3ª posição ao subir 1 ponto no ranking. A marca se destaca por ser comprada pelo maior número de lares no mundo, estando presente em mais de 60% deles. No Brasil, está presente em quase 90% dos domicílios – para termos uma ideia desse alcance, a média das marcas analisadas no estudo no Brasil é de 30%.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR E ECONOMISTA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com