Politica

Temer tenta evitar rebelião na base após ataque de Maia

Presidente da Câmara criticou assédio do PMDB a deputados que negociavam mudança para o DEM e causou incerteza sobre apoio contra denúncia

Após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acusar o PMDB e o governo de dar uma “facada nas costas” do DEM, o presidente Michel Temer(PMDB) assumiu nesta quinta-feira articulação para tentar contornar a insatisfação na base. Horas depois de chegar de Nova York, onde participou da Assembleia-Geral da ONU, Temer reuniu auxiliares e disse que marcaria uma conversa com Maia para resolver o problema e conter a rebelião.

As declarações do presidente da Câmara foram feitas no momento em que Temer precisa de apoio parlamentar para barrar a segunda denúncia contra ele no plenário. Nesta quinta, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 10 votos a 1, que a acusação apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot contra o presidente, por organização criminosa e obstrução da Justiça, deve ser encaminhada aos parlamentares e entregou à Câmara a acusação.

O desabafo de Maia foi feito após o assédio do PMDB a parlamentares do PSB que estavam prestes a ingressar no DEM. O partido de Temer conseguiu, recentemente, filiar o senador Fernando Bezerra (PE) e o filho dele, o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, ambos ex-PSB. Pelo menos outros seis deputados socialistas, que estavam em negociação com o Democratas, foram procurados pela cúpula peemedebista, enfurecendo Maia.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que também é presidente do PMDB, negou as acusações do presidente da Câmara, que estaria “mal informado”. Segundo Jucá, é o partido, que voltará a ter o nome de MDB em 4 de outubro, que está sendo procurado, “porque é uma marca muito forte”. O senador atribuiu a movimentação ao fim das coligações a partir de 2020, aprovado na Câmara, que leva parlamentares de legendas menores a querer se integrar a bancadas maiores.

Movimentos

O Planalto, porém, viu nas declarações raivosas de Rodrigo Maia algo muito além do simples desabafo. Nos últimos dias, o deputado do DEM tem feito movimentos em direção aos dissidentes do PMDB e à esquerda. Na quarta-feira, ele participou de jantar na casa da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), suspensa das funções partidárias após entrar em confronto com líderes da sigla.

Um dos presentes ao encontro, o deputado oposicionista Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que “sobraram ali estocadas à condução política do governo”.  O comunista, no entanto, nega que Maia “conspire” contra Temer. “O Rodrigo não conspira. Aliás, se ele quisesse, Temer já teria caído. O Palácio é que está fissurado pela sobrevivência e vê fantasmas em todo canto”, afirmou.

O encontro na casa da senadora do Tocantins reuniu, ainda, os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Eduardo Braga (PMDB-AM), ambos também críticos do governo. Também estavam lá o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e deputados de outros partidos, como Alexandre Baldy (Podemos-GO). Já na quinta, Rodrigo Maia esteve com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB).

A aproximação do presidente da Câmara com o paulistano é vista pelo Planalto como mais um gesto político de Maia para as eleições de 2018. Tanto o DEM quanto o PMDB já abriram suas portas para que Doria seja candidato à Presidência da República.

‘Não vamos misturar’

Mais cedo, em um evento no Rio de Janeiro, o presidente da Câmara negou que os problemas entre PMDB e DEM possam influenciar na tramitação da denúncia contra Temer. “Não vamos misturar uma coisa tão grave, que é a denúncia, com um problema que envolve dois partidos e parte do Planalto”, disse.

Embora aliados do presidente avaliem que o governo enfrentará menos dificuldade na segunda acusação, há muitos “fios desencapados”. Romero Jucá admitiu que a nova acusação “perturbará” votações de interesse do Planalto, como a Reforma da Previdência.

Ministro

Além da revolta de Maia, deputados do chamado Centrão – grupo que reúne partidos médios, como PP, PTB e PSD – pressionam pela saída do ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB). Há também descontentamento por causa da polêmica em torno da medida provisória que cria o novo Refis, para refinanciamento de dívidas.

O líder do PMDB, Baleia Rossi, disse que Imbassahy se fortaleceu com o sinal de apoio mútuo dos demais ministros do PSDB como Bruno Araújo (Cidades) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores). “Imbassahy tem uma função de atendimento dos parlamentares, então é natural que haja reclamação. Mas ele tem trabalhado direito.”

Para o deputado Marcos Montes (MG), líder do PSD, os descontentamentos estão relacionados a indicações para cargos de terceiro escalão. Segundo ele, o partido se sente desprestigiado e gostaria de ter um espaço maior no governo, além do Ministério de Ciência e Comunicações, ocupado por Gilberto Kassab. Montes mostrou-se solidário à Maia. “A atuação do Rodrigo na presidência pode não alterar o resultado, mas é determinante em algumas situações. Ele está com um espinho atravessado na garganta. Não sei de que tamanho é, se de lambari ou de pirarucu.”

(Veja Com Estadão Conteúdo)

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com