Politica

Rodrigo Maia (DEM-RJ) é eleito novo presidente da Câmara dos Deputados

Sob gritos de “Fora, Cunha”, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito, no início da madrugada desta quinta-feira (14), para o cargo de presidente da Câmara, posto que ficou vago após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Maia obteve 258 votos em segundo turno realizado conta o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que ficou com 170 votos.

A eleição, que teve início às 17h30, contou com 14 candidaturas. Após o pronunciamento de casa um dos inscritos por, no máximo, 10 minutos, nenhum dos parlamentares conquistou a maioria necessária para ser eleito em primeiro turno.

Antes de abrir a palavra aos postulantes ao cargo, o presidente interino da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), fez um discurso de despedida. O parlamentar ressaltou que deixa o cargo sem levar mágoas ou rancores e que tem a consciência tranquila. Maranhão também aproveitou para garantir que continuará no exercício da 1ª vice-presidência da Câmara.

— Quero desejar ao próximo presidente ou presidenta sucesso para que possa exercer sua função com um olhar para o futuro.

1º turno

Na primeira votação da noite, Maia obteve 120 votos e seguiu na disputa ao lado de Rosso, que foi escolhido por 106 parlamentares.

Os outros 268 votos do primeiro turno foram recebidos por Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES), Cristiane Brasil (PTB-RJ), Esperidião Amin (PP-SC), Evair Vieira de Melo (PV-ES), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Giacobo (PR-PR), Luiza Erundina (Psol-SP), Marcelo Castro (PMDB-PI), Miro Teixeira (Rede-RJ) e Orlando Silva (PCdoB-SP).

Em seu discurso, Gilberto Nascimento (PSC-SP) abriu mão de sua candidatura e disse que apoiaria Rogério Rosso.

Além do status de presidente da Câmara, Maia será responsável pelo controle do Orçamento de R$ 5,2 bilhões da Casa e de 3.200 funcionários aproximadamente e representa o segundo nome na linha de sucessão da Presidência da República.

Fonte: R7

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

1 Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Até que enfim conseguiram tirar esse deputado cara de rato de esgoto do poder.Agora tem que continuar a limpeza, o próximo poderá ser outro que tambem luta pra continuar no poder, apadrinhado de Dilma- Renan Calheiros – que ja tem um montão de processos no Supremo. É por esse e outros motivos que achamos que só o Exército poderá colocar ordem na casa, tá muito bagunçada. O Brasil tá precisando de voz de comando, ordem e poder para investigar esses que aí estão sendo acobertados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com