Politica

Raquel Dodge pede diálogo a procuradores que planejam entregar cargos

Ela afirma que há risco de prejuízo à imagem do MPF; movimento seria para pressionar por gratificações que compensem o fim do auxílio-moradia

Raquel Dodge disparou neste domingo (10) uma mensagem para todos os procuradores da República, na lista de e-mails do Ministério Público Federal (MPF), pedindo que haja diálogo na instituição. Na sexta-feira, o site Buzzfeed News mostrou que um motim contra Dodge vinha sendo planejado via Telegram para segunda-feira, com procuradores entregando cargos que ocupam em grupos de trabalho e em coordenações nos estados. O movimento seria uma maneira de pressionar Dodge a criar gratificações por acúmulo de funções, uma maneira de fazer frente ao fim do auxílio-moradia.

Na mensagem, Dodge aponta para o risco de que a imagem do MPF seja prejudicada “pelo extravasamento de pauta reivindicatória corporativa de difícil compreensão por formadores de opinião e pela sociedade”.  Dodge afirmou ainda que, uma vez procurada por jornalistas, poderia, em nome da “transparência pública e do direito constitucional à informação”, fornecer “as informações que vierem a ser solicitadas” por jornalistas.

Alguns procuradores interpretaram esse trecho como uma ameaça para que amanhã ninguém abandone os cargos.

Eis a mensagem de Dodge:

“Colegas,

Alcanço-lhes neste dia de descanso para fazer um novo chamamento ao diálogo, para compartilhar minha preocupação com a credibilidade da instituição e para convidá-los a uma reflexão sobre o dia de amanhã, data para a qual nossa Associação Nacional de Procuradores da República marcou a entrega de funções “como ato concreto de protesto e posicionamento”.

Registro que a Procuradoria-Geral da República já tomou conhecimento do protesto e do posicionamento da entidade.

Apresento minha compreensão acerca do ato de entrega de funções, mesmo dele discordando.

Espero que também me compreendam, mesmo aqueles que comigo não concordem.

Diálogo e pluralismo de ideias são essenciais e sempre os repeito. São os traços que identificam o Ministério Público em todos os momentos. Também agora.

Respeitosamente, entendo que o propósito de “defesa da integridade do Ministério Público Federal e de seus componentes” dispensa a exposição gratuita da instituição à opinião pública, consequência natural de eventual entrega de funções por membros do Ministério Público, em razão da pauta de reivindicações apresentada.

O Ministério Público é formado por pessoas íntegras, que se pautam pelos mesmos valores que exigem das demais pessoas nas ações em que buscam responsabilizá-las. Procuradores da República são magistrados que agem em nome da sociedade e, por isso, devem zelar permanentemente por sua credibilidade junto a ela.

Devo zelar para que a exposição pública já desencadeada pelo extravasamento de pauta reivindicatória corporativa – reitero – de difícil compreensão por formadores de opinião e pela sociedade, não seja compreendida como ato contrário à lei, nem desproporcional ao justo, e muito menos indiferente à fase da vida nacional marcada por grandes tragédias evitáveis, por elevado deficit público e por milhões de desempregados e excluídos. Renovo meu convite à retomada do diálogo, para o qual sempre estou disponível.

Estarei atenta para que o movimento da classe – que está levando os jornalistas a pedirem esclarecimentos à PGR sobre regulamentações em curso no Conselho Superior – não leve ao descrédito de qualquer membro, nem da instituição.

A transparência pública e o direito constitucional à informação exigem que a administração disponibilize as informações que vierem a ser solicitadas, inclusive sobre eventuais impedimentos legais, bem como sobre as consequências para o modo de prestação de serviço pelo MPF.

Todos queremos o melhor para o Ministério Público. Na unidade do MP, podemos com serenidade encontrar caminhos – dentro da instituição – que atendam à pauta de valorização da carreira respeitando as limitações legais, de modo a manter elevados a credibilidade e o prestígio do MP junto à sociedade brasileira.

Cordial abraço,

Raquel Dodge”

FONTE: ÉPOCA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com