Politica

Quase 2 milhões de mesários vão trabalhar no primeiro turno

De acordo com Tribunal Superior Eleitoral, cerca de 50% das pessoas estimadas são voluntárias

 

Mais de 1,9 milhão de mesários devem trabalhar em todo o país no primeiro turno das eleições em 2018. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a estimativa é feita com base na média de quatro mesários por seção eleitoral, seguindo a experiência das eleições anteriores.

 

Ainda segundo o TSE, cerca de 50% do total de mesários são voluntários. No Distrito Federal, no entanto, o número de mesários voluntários chega a 90% do total.

 

O número preciso de mesários só pode ser oficializado depois das eleições. Por isso, no momento, o TSE não tem como “segmentar esses dados por faixa etária, grau de instrução e gênero.”

 

No exterior, cerca de sete mil pessoas trabalham como mesários em seções eleitorais.

 

Para o segundo turno, o número de mesários cai. O TSE esclarece, porém, que ainda não tem como estimar o número “sem antes saber as localidades onde ocorrerá o novo pleito.”

 

São Paulo é o estado que concentra o maior número de mesários. Estima-se que 388.672 trabalharão nas quase 100 mil seções eleitorais. Roraima, por sua vez, tem estimativa de 5.164 mesários no primeiro turno.

 

O TSE ainda salienta que, de acordo com “o art. 16 da Resolução TSE nº 23.548/2018 – atos preparatórios:

 

‘Constituirão as mesas receptoras de votos e as de justificativas um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente.

 

§ 1º Os tribunais regionais eleitorais, visando à racionalização de recursos, poderão dispensar o segundo secretário e o suplente na composição das mesas receptoras de votos.

 

§ 2º No segundo turno, conforme avaliação dos tribunais regionais eleitorais, a composição das mesas receptoras de votos poderá ser reduzida para três membros’.”

 

Benefícios oferecidos aos mesários:

 

Vale Refeição

 

Cada mesário recebe até R$ 35,00 de vale refeição; cada estado pode oferecer alimentação diretamente em vez do dinheiro, desde que seja observado o valor máximo estabelecido.

 

Cadastro para ser mesário

 

O eleitor pode preencher um pré-cadastro na internet no portal de cada TER (Tribunal Regional Eleitoral). Tal preenchimento, no entanto, não garante que o mesário será convocado.

Mais benefícios:

 

– Desempate em concursos que prevejam essa regra em edital;
– Folgas em dobro pelos dias convocados pela Justiça Eleitoral;
– Em alguns convênios celebrados com instituições de ensino superior, a concessão de horas de crédito em algumas disciplinas.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com