Politica

Planalto já avalia que Rodrigo Maia deve enterrar votação da Previdência

O Palácio do Planalto ainda luta para encontrar uma forma de manter a tramitação da reforma da Previdência apesar da intervenção federal na área de segurança do Rio de Janeiro, mas uma avaliação inicial é de que, com os problemas que já existem para obter votos, a maior probabilidade é que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), desista de colocar a reforma em votação.

“É uma discussão estéril. O mais provável é que Maia tire a votação da pauta e coloque a culpa na intervenção e no presidente”, disse uma fonte que acompanhou as discussões sobre a intervenção no Rio.

O presidente da Câmara conversa com jornalistas na manhã desta sexta-feira. Na reunião no Palácio do Alvorada, na noite de quinta, Maia resistiu à intervenção, mas foi pressionado e acabou cedendo.

O governo admite que ainda não tem os votos para aprovar a reforma na Câmara e o clima com a intervenção dificultaria ainda mais a situação. Faltariam cerca de 40 votos para se poder votar com segurança uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que precisa do apoio de pelo menos 308 dos 513 deputados.

Durante a reunião chegou a se falar em um acordo para suspender a intervenção por um dia para votar a Previdência, mas fontes ouvidas pela Reuters afirmam que é impossível.

“Não tem como fazer isso. Vai desmobilizar as tropas, desnomear o interventor e depois fazer tudo de novo? Não é assim”, disse a fonte.

Depois da crise de violência durante o Carnaval, o Planalto enviou os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, e da Defesa, Raul Jungmann, para pressionar o governador Luiz Fernando Pezão (MDB) a aceitar uma ação mais dura do governo federal.

Pezão participou da reunião de quinta-feira e defendeu a intervenção, admitindo que não havia mais saída para o Estado, relatou uma fonte.

Até o início da noite, a intenção do governo federal era fazer uma “intervenção branca”, sem decreto oficial justamente para não afetar o trâmite da reforma da Previdência. A medida já havia sido tomada nesses termos em 1997 em Alagoas, quando o governo nomeou um secretário da Fazenda, a pedido do então governador, Divaldo Suruagy, mas não decretou a intervenção oficialmente.

No entanto, a avaliação final foi de que não haveria como nomear um militar interventor sem ter o respaldo de um decreto criando a intervenção. O governo agora analisa as conseqüências do decreto, que deve ser assinado no início da tarde desta sexta-feira.

FONTE: REUTERS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com