Politica

Ministério de Damares vai incentivar “iniciação sexual tardia”

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) informou nesta sexta-feira (10) que está preparando uma política pública de incentivo à iniciação sexual tardia. A ideia da ministra Damares Alves com isso é prevenir a gravidez precoce na adolescência.

“Está em formulação a implementação de política pública com abordagem sobre os benefícios da iniciação sexual tardia por adolescentes como estratégia de prevenção primária à gravidez na adolescência”, informou o ministério, garantindo que “estudos científicos apontam resultados exitosos dessa alternativa de iniciação sexual em idade tardia, considerando as vantagens psicológicas, emocionais, físicas, sociais e econômicas envolvidas, sem que isso implique em críticas aos demais métodos de prevenção existentes”.

A pasta não deu detalhes dessa iniciativa argumentando que, “como os estudos estão sendo aprofundados e a política pública ainda está em construção”, ainda “não há uma previsão de quanto deve ser gasto e de quais ações serão realizadas”.

Só o que foi informado é que esse “programa não irá se contrapor às políticas de estímulo ao uso de preservativos e outros métodos contraceptivos”. Na nota oficial publicada nesta sexta, contudo, o ministério indicou que não confia inteiramente nos métodos contraceptivos e prefere a nova política de iniciação sexual tardia.

“A proposta é oferecer informações integrais aos adolescentes para que possam avaliar com responsabilidade as consequências de suas escolhas para o seu projeto de vida. Dessa forma, essa política está sendo considerada como estratégia para redução da gravidez na adolescência por ser o único método 100% eficaz”, afirmou.

Como essa estratégia de informação envolve a educação sexual de crianças, adolescentes e também dos seus familiares, a ministra Damares Alves já se reuniu com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar do assunto.

No Twitter, ela informou que estão em estudo ações de prevenção à gravidez precoce para os estudantes, além da criação de um canal de comunicação para as famílias que quiserem tirar dúvias sobre as informações que serão transmitidas pelos professores a esses jovens.

Weintraub ainda não comentou o assunto.

Veja a íntegra da nota do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos:

“Diante do relevante debate público atual, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) vem, por meio desta nota, esclarecer que está em formulação a implementação de política pública com abordagem sobre os benefícios da iniciação sexual tardia por adolescentes como estratégia de prevenção primária à gravidez na adolescência.

Foi nesse sentido que o MMFDH realizou no dia 06/12/2019 seminário sobre a prevenção da gravidez precoce. O objetivo foi promover o diálogo sobre tais abordagens como meio de diversificar metodologias existentes.

Como os estudos estão sendo aprofundados e a política pública ainda está em construção, ainda não é possível apresentá-la em detalhes para a sociedade. Dessa forma, não há uma previsão de quanto deve ser gasto e de quais ações serão realizadas.

Mas o Ministério ressalta que estudos científicos* apontam resultados exitosos dessa alternativa de iniciação sexual em idade tardia, considerando as vantagens psicológicas, emocionais, físicas, sociais e econômicas envolvidas, sem que isso implique em críticas aos demais métodos de prevenção existentes.

É necessário deixar claro que esse programa não irá se contrapor às políticas de estímulo ao uso de preservativos e outros métodos contraceptivos. Será complementar.

É importante destacar que o MMFDH quer ampliar os direitos de crianças e adolescentes com enfoque na valorização da pessoa humana, fortalecimento da saúde emocional e conscientização sobre os impactos decorrentes da vida sexual. As abordagens variam de acordo com contextos regionais e as faixas etárias e socioeconômicas.

A proposta é oferecer informações integrais aos adolescentes para que possam avaliar com responsabilidade as consequências de suas escolhas para o seu projeto de vida. Dessa forma, essa política está sendo considerada como estratégia para redução da gravidez na adolescência por ser o único método 100% eficaz.

Cabe ainda ressaltar que o artigo 217-A do Código Penal caracteriza como crime de estupro de vulnerável ter conjunção carnal ou praticar ato libidinoso com menor de 14 anos. Portanto, até essa idade, o Ministério entende que a criança ou adolescente devem ser protegidos da prática de atos sexuais.

Ultrapassada a idade prevista, o fornecimento de métodos contraceptivos já é direito legalmente assegurado, assim como a educação sexual para o seu uso.

Assim, a política irá fornecer informações às famílias, crianças e adolescentes, como forma de assegurar direitos constitucionalmente garantidos como a vida, educação, saúde, lazer, qualificação profissional, esportes e cultura, sendo este um mandamento Constitucional artigo 227 CF/88.”

 

 

FONTE: CONGRESSO EM FOCO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com