Politica

Bancada Federal reúne com Petrobrás para debater gasoduto até Porto Velho

O presidente da Petrobrás, Roberto Castelo Branco, recebeu na terça-feira (14), em Brasília, a bancada federal de Rondônia e representantes da Companhia Rondoniense de Gás (Rongás) para tratar da viabilidade de extensão do gasoduto Urucu/Juruá (AM), até o município de Porto Velho (RO).

O senador Confúcio Moura (MDB) enfatizou que há anos tem falado da importância do gás de Urucu para o desenvolvimento de Rondônia. Segundo o parlamentar, o projeto para levar o gás natural até Rondônia se arrasta há mais 25 anos. “É extremamente importante para a geração de energia, no movimento das panificadoras, pizzarias, enfim, onde se queima lenha será consumido o gás bem mais barato”, explicou.

O deputado federal Mauro Nazif (PSB) disse ver fatores importantes para a implantação do gasoduto. Destacou a distância entre Urucu e Porto Velho, 523km, que é menor de onde foi construída para Manaus. Outro ponto, segundo ele, é um trajeto bem mais simples até Porto Velho. Nazif comentou que existe uma empresa privada para construir, e não haverá custo para o governo federal, e questiona: “Se eu tenho um produto e posso, além de levar energia do gás para o estado de Rondônia e vendê-lo, por que o governo está perdendo tempo em não autorizar esse o gasoduto?”, afirmou.

De acordo com o presidente da Rongás, Richard Campanari, foi uma reunião importante para deixar claro que a equação que existia no passado, onde a Petrobrás por conta do seu monopólio teria que construir o gasoduto, hoje não existe mais. “A iniciativa privada vai fazer isso, então, basta que a Petrobrás queira vender para Rondônia, em igualdade de condições para o Estado do Amazonas, a molécula do gás”, concluiu.

Participaram ainda da reunião os deputados Léo Morais (Podemos), Sílvia Cristina (PDT), Jaqueline Cassol (PP) e o Coronel Chrisóstomo (PSL).

FONTE: ASSESSORIA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com