Politica

Alvaro Dias é lançado à presidência do Senado e pede voto aberto

O Podemos lançou nesta terça-feira (22) a candidatura do senador Alvaro Dias (PR) à presidência do Senado. A sigla também decidiu apoiar o voto aberto na disputa pelo comando da Casa e da Câmara.

“Para o partido, a transparência deve prevalecer em todos os atos do poder público, principalmente, em respeito ao direito constitucional do eleitorado brasileiro de saber como votam seus representantes eleitos”, afirma o Podemos em nota.

Segundo o Podemos, a candidatura de Alvaro recebeu o apoio de 96% dos 110 mil filiados consultados. “Em respeito a essa expressiva votação, o Podemos apresenta e apoia a candidatura do senador Alvaro Dias, parlamentar com experiência e trajetória exemplar, que o credenciam para levar adiante na Casa Legislativa as principais pautas para a recuperação e o desenvolvimento do Brasil”, alega a legenda.

Alvaro disputou a eleição presidencial em 2018, quando recebeu 859.601 votos e ficou na nona colocação. Entre os nomes que estão na disputa pela presidência do Senado estão a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e os senadores Renan Calheiros (MDB-AL), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Major Olimpio (PSL-SP), Espiridião Amin (PP-SC) e Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, derrubou uma liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello que abria a votação no Senado. Segundo Toffoli, não cabe ao Judiciário interferir em assunto interno do Legislativo. A avaliação entre os senadores é que a votação secreta favorece a candidatura de Renan. O raciocínio é de que a abertura do sufrágio inibiria o voto em um candidato que já chegou a responder a 18 inquéritos na Lava Jato e que renunciou à presidência da Casa em 2007 após um bombardeio de denúncias.

FONTE: CONGRESSO EM FOCO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com