Politica

Alcolumbre diz que plenário não vai votar texto da segunda instância

Presidente da Casa pretende manter acordo e seguir com PEC proposta pela Câmara, mesmo com aprovação de PL na CCJ

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) reduziu as expectativas quanto a um possível avanço na tramitação do projeto de lei que muda trechos do Código de Processo Penal (CPP), proposto pelo Senado e aprovado na manhã desta terça-feira (10) pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado.

Alcolumbre confirmou que foi um acordo construído e que ele continua “com a compreensão de que é importante nós votarmos a emenda constitucional 199 que está tramitando no Câmara dos Deputados”.

— O Projeto de Lei vai votar, diante de um acordo construido, e nós vamos aguardar o desfecho da conclusão da votação da Câmara dos Deputados à emenda constitucional.

O principal problema, segundo Davi, é o de que o projeto de lei poderia ser questionamento judicial após aprovação.

Existe no senado uma preocupação de parlamentares pró Lava Jato, de que deveria haver alguma resposta para a sociedade, que cobra maior agilidade na aprovação deste tema.

A CCJ do Senado entrou em acordo com os líderes da Casa e, após um debate de cinco minutos, aprovou o Projeto de lei, que será votado em segundo turno nesta quarta-feira (11).

Após a possível aprovação, o texto deve ficar cinco dias na mesa diretora, esperando algum possível recurso. Não havendo objeções, o projeto avança para tramitação na Câmara.

Para a presidente da Comissão, Simone Tebet (MDB-MS), os acordos devem facilitar uma tramitação mais rápida, demonstrando a preocupação do Senado com a pronta mudança do entendimento:

— Mostra a força desta proposta e quanto o Senado Federal está de ouvidos atentos e abertos às manifestações e ao apelo da sociedade brasileira. É uma das pautas prioritárias no combate à corrupção. Nada mais do que a nossa obrigação do que pautar, obviamente, seguindo os prazos regimentais.

Sobre os dois textos, que seguem tramitando paralelamente no Senado e na Câmara, Tebet não demonstra preocupação, focando no objetivo principal, a agilidade:

— O melhor texto vai prevalecer. O mais importante é que ele saia o mais rápido possível e que nós possamos impedir que criminosos reincidentes — nós estamos falando de crime organizado, tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios dolosos — possam sair e ir para as ruas, porque nós não temos um texto legal que garanta ao poder judiciário cumprir seu dever de garantir segurança à sociedade brasileira.

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com