Esporte

Investigações da Operação Platéias avançam – por Alan Alex

 Polícia Federal continua investigando organização criminosa que desviou milhões dos cofres rondonienses

Lava-Jato

O senador Valdir Raupp esteve nesta quarta-feira prestando esclarecimentos na Polícia Federal em Brasília sobre seu nome ter sido citado pelo doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava-Jato, que afirmou ter operacionalizado o pagamento de R$ 500 mil reais para a campanha de Raupp ao Senado de 2010. O valor teria, segundo o doleiro, saído da cota do PP e seria decorrente de sobrepreços em contratos da Petrobrás. O depoimento foi tomado por delegados da PF e por procuradores federais. Na semana passada, a PF e o MP também ouviram o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

As acusações

A Polícia Federal instaurou dois inquéritos contra o senador rondoniense, um deles investiga se houve formação de quadrilha para fraudar a Petrobras. O outro apura se o senador recebeu dinheiro desviado por empresas com contratos na estatal e lavou os valores. As investigações partem do depoimento de Youssef, mas Raupp já falou publicamente sobre o assunto. E quando se trata de doações de campanha, em alguns casos, fica complicado afirmar que o dinheiro foi um “pagamento de propina”. Segundo Raupp. está tudo declarado na prestação de contas da campanha, não fazendo sentido, portanto, que ele ficasse com o dinheiro.

O mesmo

Não podemos dizer da doação de campanha feita para o governador cassado Confúcio Moura, acusado pelo ex-secretário de saúde adjunto, José Batista, de ter ficado com cerca de R$ 2 milhões doados pelo grupo JBS Friboi na campanha de 2010. Batista afirmou que em um jantar, em São Paulo, o cunhado de Confúcio, Francisco de Assis estava eufórico por ter conseguido “um jeito de esquentar o dinheiro da doação”.

É bom lembrar

Que a deflagração da Operação Platéias foi apenas para ouvir os acusados. O inquérito não foi concluído e as investigações continuam por parte da Polícia Federal. Algumas diligências tem sido realizadas, assim como a oitiva de testemunhas. Também estão quase concluídas as análises de documentos e discos rígidos que foram apreendidos durante a operação.

Em Pimenta Bueno

De acordo com informações de pessoas ligadas as investigações do suposto atentado na residência do casal formado pelo promotor de justiça André Luiz Rocha de Almeida e a juíza Keila Alessandra Roeder Rocha de Almeida, não houve uma discussão entre o promotor e um morador da cidade no supermercado, conforme noticiamos na última coluna. O que ocorreu foi que um senhor teria feito supostos comentários ameaçadores a uma servidora do Ministério Público, que trabalha com o promotor. Após esse episódio, o promotor então registrou um boletim de ocorrência por ameaça.

Por aqui

Veio à tona a nomeação de uma servidora comissionada que estuda medicina na Bolívia, mas recebe pelo DER, onde foi lotada em março desse ano com decreto retroativo a janeiro. Ou seja, ela já entrou ganhando três salários. A moça reside em Jaru, e sua família é bastante conhecida na cidade. Os motivos dessa nomeação não foram esclarecidos, e o governo, para variar, faz de conta que não está acontecendo nada.

No STF

Será julgada a Ação direita de inconstitucionalidade, com pedido de medida liminar, contra a Emenda Constitucional n.º 28/2002, do Estado de Rondônia, que acrescentou o inciso XXXVII ao artigo 29 da Constituição Estadual, estabelecendo como atribuição privativa da Assembleia Legislativa a nomeação dos Conselheiros do Tribunal de Contas que vierem a preencher as vagas reservadas à escolha da própria Assembleia Legislativa, conforme estabelece o disposto no artigo 48, parágrafo 2º, inciso II, também da Constituição rondoniense.

O Executivo

Autor da ADIN, alega, em síntese, que a norma subtrai do governador o poder de nomear os membros do Tribunal de Contas, dissociando-se da simetria estabelecida pela Constituição, onde, no modelo federal, caberia ao presidente da República nomear os membros escolhidos pelo Congresso Nacional.  A medida liminar, deferida pelo vice-presidente em exercício, foi referendada pelo Plenário em sessão do dia 13/03/2003, para suspender a eficácia da Emenda Constitucional Estadual nº 28/2002. Os ministros vão discutir se é possível, ou não, conferir atribuição privativa à Assembleia Legislativa para nomear os conselheiros do Tribunal de Contas por ela indicados. A Procuradoria Geral da República deu parecer pela procedência.

No Senado

A chamada PEC da Bengala, que aumenta de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos servidores públicos, será promulgada às 11h desta quinta-feira. A alteração na idade de aposentadoria terá grande impacto no Supremo Tribunal Federal. Até 2018, cinco ministros alcançariam 70 anos e seriam aposentados, pela norma atual. Dessa forma, a presidente Dilma Rousseff terminaria o mandato tendo escolhido a maioria dos ministros da corte. Com a ampliação da aposentadoria, ela perderá esse poder de escolha se os atuais ministros permanecerem no cargo até o limite de 75 anos, deixando de gerar vaga a ser preenchida.

E aqui

Garante a permanência de boa parte dos desembargadores do Tribunal de Justiça que estavam em vias de se aposentar compulsóriamente. Também garante a permanência de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado por um período mais longo. Quem estava de olho em alguma vaga, pode botar as barbas de molho.

No Acre

Conforme a coluna havia adiantado, o ex-presidente Lula está nesta quarta e quinta-feira em Rio Branco (AC), onde participa da inauguração de um call center. Também por lá o presidente da Bolívia, Evo Morales. Eles cumprem agenda conjunta.

Também em Rio Branco

O reitor da Ufac, Minoru Kimpara, proibiu a realização de saraus dentro do campus de Rio Branco. O que motivou a conduta da reitoria foi a realização de um evento musical em que o vocalista da banda Violação Anal, Roberto Oliveira da Silva, queimou um exemplar da Bíblia no palco. O show integrou uma série de eventos do 4º Encontro Nacional de Ateus, que tem acontecido com exclusividade na Universidade Federal do Acre. O caso, claro, vem causando uma tremenda confusão.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no www.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Latinos têm saúde melhor do que maioria branca dos EUA

Clínica Mais Saúde (agende seu check-up 3214-847/9242-1079) – Os latinos gozam de melhor saúde do que a maioria dos brancos nos Estados Unidos, apesar de pertencerem a níveis sócio-econômicos mais baixos e de serem mais propensos a morrer de diabetes e cirrose – informaram as autoridades de saúde norte-americanas. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) concluíram em um relatório, o primeiro a nível nacional sobre os riscos para a saúde da maior minoria do país, que “os hispânicos têm um estado de saúde melhor do que os brancos na maioria dos fatores discutidos, apesar de enfrentarem condições sócio-econômicas piores”. Principal minoria do país, com 17% da população, os hispânicos têm uma taxa de mortalidade global 24% menor do que os brancos não hispânicos e estão abaixo em quase todas as principais causas de morte. Assim como entre os brancos, o câncer e as doenças cardíacas são as principais causas de morte para os latinos nos Estados Unidos, de acordo com o estudo.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com