Esporte

CAPIXABA PODE PERDER MANDATO ATÉ FIM DO ANO

Ação penal 644 entra em sua fase final; Amir Lando e Ernandes Amorim estão de olho na vaga

Confusão

O governo do Estado paga mensalmente à empresa Helisul, R$ 275 mil na locação de um helicóptero que serve para resgate, salvamento e atendimentos de uma forma geral. A empresa recebe esse valor independente da aeronave estar ou não voando, então, ela voa. O problema é que esses voos estão deixando a população de uma forma geral, incomodada. Principalmente porque os voos estão sendo feitos sobre as cavalgadas que estão acontecendo por todo o Estado. Recentemente o Ministério Público de Rondônia divulgou uma recomendação proibindo que policiais e bombeiros fizessem segurança em eventos privados. As cavalgadas não são públicas, são promovidas por associações de pecuaristas, comerciais, etc.

Portanto

Não faz o menor sentido essa aeronave estar sobrevoando esses eventos. Ela pode perfeitamente ficar em solo e só decolar quando, e se, for chamada. O Estado precisa, e deve, prezar pela economicidade. Essas cavalgadas acontecem há anos, e nunca teve helicóptero, portanto, repito, desnecessário manter esses sobrevoos. Garanto que a população não vai sentir a menor falta desse “serviço”. Aliás, já protocolaram no Ministério Público, denúncia em relação a esses sobrevoos perdulários.

Mas

Se o governo paga de qualquer jeito, porque não deixa-la voando? Simples, os voos geram desgastes nas peças, que devem ser repostas. Sem contar que quanto mais voa, maior é a probabilidade de ocorrer algum incidente. E o PMDB não costuma ter sorte com essas aeronaves. Quando Raupp governava Rondônia, o governo ganhou do Detran um helicóptero Robson 22. O bichinho vivia voando, até que com menos de 3 meses de uso, caiu e teve perda total. O piloto, que era oficial da PM, estava levando a sobrinha que tinha uns 10 anos, para voar.

Colocando em ordem

Conversas em corredores questionam porque denúncias que estão sendo protocoladas por lá, em relação a algumas secretarias e secretários não estão “andando”. Eu particularmente, não sei. Mas tenho fé na instituição. Toda transição é complicada e o volume de trabalho deixado por Héverton Aguiar é imenso. Até que a “casa esteja em ordem” leva tempo mesmo. Creio.

Tramitando

A Ação Penal 644 que julga o “Escândalo das Sanguessugas” no Supremo Tribunal Federal está andando rápido. No último dia 6 foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico o despacho do dia 30/07 que deu 15 dias para que as partes (Ministério Público e advogados de defesa) apresentem suas alegações finais. Isso quer dizer que, desde o dia 6 o prazo está valendo, portanto, a partir do dia 20 poderemos ter a sentença contra o deputado federal Nilton Capixaba, cujos mandato e liberdade, estão seriamente ameaçados.

E como fica?

Pois é. Caso Capixaba seja condenado, ele perde o mandato e na linha sucessória estão Ernandes Amorim e Amir Lando. Nunca foi bom ter Amir como suplente, ele costuma ter sorte, para a infelicidade dos titulares. Foi assim com Olavo Pires (senador assassinado em Porto Velho em 1990), que tinha Amir na suplência. Em agosto de 2013 assumiu no lugar de Natan Donadon, que foi preso. Amorim alega estar com sua situação jurídica resolvida e estaria “apto” a assumir a vaga. Vamos ver como vai ficar. O certo é que, possivelmente até o fim desse ano, Capixaba comece a pagar pelos supostos crimes cometidos lá no diante ano de 2006. E sabe quem foi o relator da CPMI que investigou o caso? Amir Lando.

Apagão

Não bastasse os preços extorsivos que vem sendo praticados pela Eletrobrás Distribuição Rondônia (antiga Ceron), eles agora também não tem a menor idéia do que acontece na rede elétrica. Na madrugada desta terça-feira um apagão deixou às escuras os estados de Rondônia e Acre. Interessante é o fato de eles não terem dado nenhuma explicação. Não fosse pela imprensa cobrar, íamos continuar “no escuro”. Mas ainda estamos. Eles não sabem o que aconteceu. O que eles sabem, com certeza, é mandar a fatura no final do mês.

Dia do Advogado

Aos amigos advogados, parabéns pelo seu dia. Sei das dificuldades e desafios enfrentados por todos vocês.

Falando em advogados

O Congresso Nacional sinaliza com a aprovação da extinção do Exame de Ordem. O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), apresentou na  Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, parecer favorável a seis projetos de lei que eliminam a necessidade do Exame de Ordem para o exercício da advocacia. “Não há porque continuar existindo apenas para a Ordem dos Advogados do Brasil um privilégio ilegítimo, inconstitucional e absurdo, que encontrava justificativa na mentalidade do Império, de onde se originou”, afirma no documento. Para ele, a obrigatoriedade da prova viola o Estado Democrático de Direito, “pois afirma que a Ordem está acima das demais associações ou representações de classe, expressando privilégio odioso e que deve ser erradicado de nosso meio”.

Evidente

Que o tema deverá ser amplamente debatido, mas não duvidem do Congresso. Eles fazem. É bom lembrar também que atualmente existem mais bacharéis do que advogados em exercício e existe uma forte pressão por parte desses para o fim do exame. Portanto, nos próximos meses o assunto promete esquentar.

Olha essa

“O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinou na semana passada portaria que autoriza o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu a contar o tempo que viveu na clandestinidade — entre outubro de 1968 a dezembro de 1979 — para efeitos de aposentadoria. A portaria, junto com outras 68 que envolvem ex-perseguidos políticos, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de agosto, um dia após a prisão do petista pela Polícia Federal, investigado pela Operação Lava-Jato.” E você ai. suando para conseguir comprovar aquele tempo que trabalhou feito um cavalo para conseguir se aposentar…

Clássica

A Churrascaria Paraná, pioneira da capital voltou com o sistema rodízio durante todos os dias. E mantém ainda a opção de buffet à quilo. Vale conferir, é o melhor churrasco da cidade. Nações Unidas, 458.

Atentado

Em Jaru a madrugada de terça-feira foi de terror para o juiz Flávio Henrique Melo e do promotor Roosevelt Queiroz Costa Júnior. Ambos tiveram suas residências atingidas por disparos de arma de fogo (ao menos 10). Este foi o segundo atentado registrado este ano contra juízes e promotores. Em maio, na cidade de Pimenta Bueno, as residências da juíza e do promotor da cidade também foram alvejados. Até o momento a polícia não tem pistas de nenhum dos casos.

Para contatos

Fale conosco pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos nowww.painelpolitico.com e www.facebook.com/painel.politico e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon. Whatsapp 9248-8911.

Ômega 3 pode reduzir risco de transtornos psiquiátricos, diz pesquisa

Conhecido como uma importante fonte alimentar para aqueles que precisam reduzir os seus níveis de triglicérides e colesterol, o ácido graxo ômega 3, encontrado em peixe, frango, molhos de salada e nozes também pode ser eficaz na prevenção de transtornos psicóticos e psiquiátricos, especialmente entre jovens. É o que indica um estudo publicado nesta terça-feira no periódico científico “Nature Communications”. Nele, há cerca de dez anos, cientistas australianos e austríacos liderados por Paul Amminger, da Universidade de Melbourne, implementaram, por 12 semanas, uma dieta regular de suplementos com ômega 3 a 41 indivíduos entre 13 e 25 anos de idade com elevada propensão a desenvolver esquizofrenia. Paralelamente, um grupo com características semelhantes foi alimentado com uma dieta de suplementos de placebo. Agora, os pesquisadores observaram que apenas 9,8% dos participantes do grupo que recebeu o suplemento verdadeiro desenvolveu algum tipo de psicose, em comparação com 40% daqueles que receberam placebo. Além disso, os integrantes desse último grupo também apresentaram uma maior incidência de outras desordens psiquiátricas. A esquizofrenia se manifesta tipicamente em adolescentes ou jovens adultos, e maioria daqueles afetados pela doença desenvolve gradualmente uma variedade de sinais e sintomas clínicos. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que pacientes com o distúrbio apresentam níveis reduzidos de ácidos graxos — especificamente, ômega 3 e ômega 6 — em suas células.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email
Tags

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com