Carlos Marun, ministro da Secretaria-Geral, afirmou nesta terça-feira (13) que o presidente Michel Temer (MDB) vai recorrer da decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o indulto de Natal.

— O remédio jurídico vai ser decidido no âmbito da AGU.

A declaração de Marun foi dada durante uma entrevista coletiva, em Brasília, ao lado do Ministro da Justiça, Torquato Jardim.

Na segunda-feira (12), Barroso suspendeu parcialmente o decreto de indulto natalino assinado pelo presidente Temer em dezembro do ano passado. Com isso, os condenados por crimes de corrupção ficaram de fora do indulto.

O ministro do STF também reiterou o pedido para que a Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o decreto seja julgada pelo pleno da Corte.

Impeachment

Marun também disse que avalia se licenciar do cargo para poder apresentar uma representação no Senado para pedir o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o ministro da Secretaria-Geral, há uma sinalização “muito clara de atividade político partidária por parte do ministro Barroso”‘.

Marun questionou a afirmação de Barroso de que o decreto de indulto de Natal do presidente é um passe livre para a corrupção. Ele ainda lembrou que Barroso usou um indulto assinado pela Dilma Rousseff (PT) para beneficiar Delubio Soares, José Dirceu e José Genoíno.

— Não era antes? Mudou? Virou? Ou corruptos petistas são diferentes dos outros? Isto me indigna. Principalmente quando se utiliza desse subterfúgios para ofender atingir uma pessoa honrada como o presidente Temer.

Outro lado

A assessoria do STF informou ao R7 que o ministro não vai se manifestar sobre o assunto.

FONTE: R7 com Agência Estado