Noticias

Políticos são suspeitos de financiar jogo do bicho em Rondônia

Esquema criminoso fazem parte do cenário político dos Estados de Rondônia e de Roraima

A Polícia Civil de Rondônia, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – Draco, unidade da capital, deu cumprimento, nesta quinta-feira (08), a medidas cautelares que inauguraram a fase ostensiva da denominada “Operação Jogo Sujo”. Policiais da Draco e do Departamento de Estratégia e Inteligência – DEI – cumpriram, nesta manhã, 06 (seis) mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e em uma casa que era utilizada especificamente como base de gerenciamento das atividades criminosas do grupo.

No momento em que ingressaram no local que servia de base para o grupo, os policiais civis depararam-se com 11 (onze) pessoas e grande quantidade de equipamentos e materiais gráficos utilizados na prática contravencional de jogo do bicho, além de vasto acervo documental. Dentre os objetos e valores encontrados na posse dos investigados, foram apreendidos centenas de máquinas de cartão de crédito/débito, milhares de cédulas de anotação do jogo do bicho, relógios de luxo e a quantia de R$ 108.000,00 de dinheiro em espécie.

Quanto às pessoas que estavam no local, as investigações indicam que trabalhavam como operadores do esquema criminoso, desde apontadores do ‘jogo do bicho’, coletores de apostas, até os gerentes locais das atividades criminosas, que abarcam não apenas a prática do ‘jogo do bicho’, como também delitos graves como lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Todos foram conduzidos à Draco por dentro da investigação – da instauração do inquérito policial ao cumprimento das medidas cautelares. A ação policial desta manhã foi resultado da investigação materializada no Inquérito Policial nº 08/2019-DRACO, que teve início a partir de uma denúncia anônima dando conta de que algumas pessoas estariam associadas para a realização de operações ilícitas envolvendo o ‘jogo do bicho’.

As diligências do serviço de investigação da Draco revelaram indícios da prática, pelo grupo, não apenas do ‘jogo do bicho’ como também, e ainda mais grave de crimes eleitorais e de lavagem de dinheiro praticados por uma possível organização criminosa, que obtém vantagens econômicas provenientes dessas atividades. Nesta senda, apurou-se que alguns dos operadores do esquema criminoso fazem parte do cenário político dos Estados de Rondônia e de Roraima. Os investigadores da DRACO materializaram elementos de informação que corroboraram a denúncia inaugural quanto à prática contumaz do ‘jogo do bicho’, o que culminou no deferimento das medidas judiciais executadas na data de hoje.

As apreensões de equipamentos e documentos realizadas serão extremamente úteis e trarão luz às investigações, que objetivam, em especial, esclarecer os métodos de ‘branqueamento’ do dinheiro empregados pelo grupo e, além disso, identificar o patrimônio amealhado com prática ilícita, de modo que seja possível, no momento oportuno, descapitalizar a organização criminosa, sem prejuízo das penas a que se sujeitarão os agentes criminosos.

O NOME DA OPERAÇÃO

O nome Jogo Sujo é alusivo à contravenção penal do Jogo do Bicho, prevista no artigo 58 da Lei de Contravenções Penais, e que representa a atividade ilícita primordial do grupo criminoso ora investigado, e que consequentemente conduz à prática de outros graves crimes contra a ordem econômica, como a lavagem de dinheiro, e contra a paz pública, como o delito de organização criminosa.

Embora, em muitas ocasiões, o ‘jogo do bicho’ seja equivocadamente encarado como atividade socialmente aceita, seus efeitos deletérios à sociedade são notórios, pois dão substrato ao desenvolvimento de poderosas organizações criminosas, envolvidas em atividades ilícitas diversas, com repercussão, inclusive, na economia local, na representação política dos cidadãos e em desvios de recursos públicos.

FONTE: ASSCOM – PCRO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com