Noticias

Maioria no STF vota pela criminalização da homofobia

Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)

Seis dos onze ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram pela equiparação das práticas de homofobia e transfobia ao crime de racismo. Em fevereiro, havia quatro votos nesse sentido. Nesta quinta-feira, outros dois concordaram com a tese. O julgamento foi interrompido e será retomado em 5 de junho. Ao fim da votação, quem ofender ou discriminar gays ou transgêneros estará sujeito a punição de um a três anos de prisão. Assim como no caso de racismo, o crime seria inafiançável e imprescritível.

No plenário do STF, representantes do movimento de gays, lésbicas e transexuais assistiram ao julgamento. A cantora Daniela Mercury, que foi recebida em audiência por alguns ministros, acompanhou o debate na primeira fila. As ações são de autoria do PPS e da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT). Em fevereiro, votaram Celso de Mello, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Nesta quinta-feira foi a vez de Rosa Weber e Luiz Fux.

– Há coisas que é importante que sejam ditas e reafirmadas. Há temas em que a palavra se impõe e não o silencio, este é um deles – disse Rosa Weber.

Fux lembrou que a violência contra gays e transgêneros não são apenas físicas, mas também simbólicas.

– Se um estabelecimento proíbe a contratação de integrante da comunidade LGBT, evidentemente que é um delito homofóbico, uma violência simbólica, que é tão alarmante quanto a violência física – declarou o ministro.

Decisão do Senado

Antes de ser retomado o julgamento, o plenário da Corte decidiu que, mesmo com a decisão da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) do Senado de aprovar projeto de lei criminalizando homofobia e transfobia, julgaria os processos que tratam do assunto. A presidência do Senado enviou comunicado da decisão da CCJ ao STF. Diante da manifestação, o tribunal declarou que o fato não impede a continuidade do julgamento.

As ações foram propostas diante da omissão do Congresso Nacional para legislar sobre o assunto. O ministro Celso de Mello, relator do processo, argumentou que a aprovação do projeto em uma comissão não garante a aprovação no Congresso, que ainda depende de outras fases de tramitação. Ele lembrou que já se passaram 18 anos desde a apresentação do primeiro projeto de lei no Legislativo sobre o assunto. O ministro ainda ponderou que não há como prever se os parlamentares aprovarão o projeto, nem quando isso vai acontecer. Oito ministros concordaram com Celso de Mello.

– Não é líquido e certo, por mais que a CCJ do Senado tenha se esforçado, que a Câmara aprovará ou não, ou que a Câmara aprovará o mesmo projeto do Senado. E, mais ainda: não é líquido e certo que haverá sanção integral do processo pelo presidente da República. Há muitos “ses” – disse Alexandre de Moraes.

– Não se trata de travar uma guerra cultural, ao contrário. Se trata de proteger segmentos que, de fato, são discriminados – declarou Gilmar Mendes.

Os ministros Marco Aurélio Mello e o presidente do tribunal, Dias Toffoli, discordaram. Eles defenderam que o STF aguardasse a tramitação do projeto no Congresso, já que houve movimentação por parte dos parlamentares.

– O momento é de deferência para com os demais Poderes. Não é conveniente aguardar-se os trabalhos a serem desenvolvidos pelo Congresso Nacional? – questionou Marco Aurélio.

– Tudo indica que já houve diminuição nas agressões. Além disso, o Congresso Naiconal está se movimentando e deliberando sobre o caso. Minha sugestão seria adiar (o julgamento) – afirmou Toffoli.

Nesta quinta-feira, ao defender a continuidade do julgamento, Celso de Mello protestou contra a abertura no Congresso Nacional de processo de impeachment contra os ministros do STF que já votaram sobre o assunto.

– A despeito de tudo, a intolerância simplesmente foi processualizada perante o Senado, com essa absurda denúncia formulada contra quatro juízes desta Corte, porque formularam decisões absolutamente compatíveis com a ordem constitucional – – protestou o decano.

FONTE: EXTRA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com