Noticias

Fumaça da Amazônia deve chegar na Argentina nesta sexta, e governo vizinho se diz ‘muito preocupado’

De acordo com Serviço Meteorológico Nacional argentino, Buenos Aires poderia ser afetada a partir da semana que vem

As queimadas na Amazôniacolocaram os países latino-americanos em estado de alerta, sobretudo os mais próximos do Brasil. Consultada pelo GLOBO, uma alta fonte do governo argentino afirmou que “estamos muito preocupados e à disposição do Brasil para ajudar”.

A preocupação dos argentinos é pelo futuro da Amazônia, mas também pelo impacto regional: a fumaça das queimadas está, segundo disse a porta-voz do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), Mariela de Diego, ao jornal “La Nación” a caminho da Argentina , onde deve começar a chegar na noite desta sexta-feira.A informação do SMN argentino é de que essa mesma fumaça estará no céu portenho na próxima semana.

“A partir desta noite o vento começará a rotar para o setor norte, e isso vai aumentar as probabilidades de que a fumaça avance, primeiro sobre o Norte do país, onde chegará esta noite. Depois, com o passar dos dias e com o vento vindo do setor norte, é provável que a fumaça chegue a Buenos Aires, digamos que em meados da semana que vem”, explicou Mariela.

O assunto ganhou a manchete do site do “La Nación” e também tem grande destaque no “Clarín”, que informa sobre a rota da fumaça e sua provável chegada à capital do país.

Em seu perfil no Twitter, Mauricio Macri disse estar “alarmado e comovido” pelos incêndios. O chefe de Estado confirmou ter se comunicado com o presidente Jair Bolsonaro “para acompanhar de perto a administração da emergência”.

As queimadas também representam uma ameaça para países como Peru e Bolívia, onde o presidente Evo Morales vem combatendo incêndios locais e nas últimas horas redobrou esforços e contratou novos equipamentos.

O site do jornal boliviano “La Razón” noticia as ações do governo para conter os incêncios e afirma que uma central elétrica do país corre riscos. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, único latino-americano que estará presente na renião do G-7 neste fim de semana em Biarritz, na França, ofereceu ajuda a Brasil e Bolívia. A crise na Amazônica foi incluída na agenda de debates do encontro e considerada gravíssima pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que chegou a ameaçar não aprovar o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE) caso o governo brasileiro não respeite compromissos em matéria ambiental.

Até mesmo o governo venezuelano se pronunciou, expressando “profunda preocupação com os gigantescos e terríveis incêndios que assolam a região amazônica”, e seus “impactos muito sérios sobre a população, os ecossistemas e a diversidade biológica da região”. A Venezuela, como o Chile, ofereceu auxílio ao Brasil, sem especificar, no entanto, qual seria sua contribuição.

“Como sinal da irmandade latinoamericana, e como integrante da comunidade amazônica, a Venezuela oferece a modesta ajuda que pode dar para ajudar a mitigar esta dolorosa tragédia, com caráter imediato”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores via nota oficial.

Em La Paz como em Buenos Aires, a tensão é crescente. “De nada servirá para nós controlar o fogo no território nacional se isto não for feito no brasileiro e no paraguaio”, declarou o ministro da Bolívia da presidência, Juan Ramón Quintana. O ministro boliviano demonstrou preocupação com a região denominada “Triângulo Mán Césped”, sobre a hidrovia Paraná-Paraguai, compartilhada pelas três nações. Ele faz parte de uma equipe ministerial de emergência que instalou sua sede na cidade de Roboré, no extremo leste do país, de onde supervisiona as tarefas de socorro e combate a incêndios.

Pelo Twitter, o presidente da Colômbia, Iván Duque, disponibilizou “apoio para trabalhar conjuntamente um propósito que nos urge: proteger o pulmão do mundo”.

 

FONTE: O GLOBO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com