O material recolhido em Vitória foi encontrado durante o trabalho de monitoramento e limpeza de praias do projeto Pegada.
“Ainda não dá para confirmar se é o mesmo óleo, mas tem a consistência e o cheiro do material. Ele foi encaminhado para análise. A gente encontrou o fragmento no final da praia de Camburi”, contou o integrante do projeto Fabio Medeiros.
A Marinha ainda informou que, na sexta-feira (15), as ações de monitoramento em praias dos municípios de Aracruz e Serra foram reforçadas por conta do deslocamento dos fragmentos em direção ao Sul do Espírito Santo.
Praias atingidas confirmadas pelo Ibama
- Itaúnas – Conceição da Barra
- Guriri – São Mateus
- Pontal do Sul – São Mateus
- Barra Nova – São Mateus
- Praia do Bosque – São Mateus
- Urussuquara – São Mateus
- Pontal do Ipiranga – Linhares
- Degredo – Linhares
- Monsarás – Linhares
- Povoação – Linhares
- Regência – Linhares
- Praia Formosa – Aracruz
Os fragmentos de óleo já atingiram a praia de Regência, em Linhares, é um dos principais pontos de desova de tartarugas do Brasil. Homens das Forças Armadas e equipes de limpeza da prefeitura retiraram quase 200 quilos do material nas praias de Linhares, parte dele estava perto da foz do Rio Doce.
Há quatro anos, a localidade foi atingido pela lama de rejeito de minério após o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, em Minas Gerais. Na época, os biólogos retiraram ovos dos ninhos e levaram para outro lugar, onde a lama ainda não tinha chegado.
Desta vez, os biólogos explicam que isso só será necessário se o óleo impedir o acesso dos filhotes ao mar. A tartaruga gigante é uma espécie ameaçada de extinção, que desova regularmente em Regência.
Os técnicos do Projeto Tamar monitoram as praias dia e noite de olho nas manchas de óleo e nos rastros das tartarugas.
As manchas de petróleo em praias do Nordeste começaram a aparecer no dia 30 de agosto, na Paraíba. A substância é a mesma em todos os locais: petróleo cru. O fenômeno tem afetado a vida de animais marinhos e causado impactos nas cidades litorâneas.
O Espírito Santo é o 10º estado brasileiro a ser atingido pelo óleo. Já foram afetados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.