Noticias

Arraial Flor do Maracujá confirmado de 29 de agosto a 7 de setembro

Foi confirmado, na ultima  sexta-feira (8), que a 34ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá será realizada entre os dias 29 de agosto a 07 de setembro deste ano, em Porto Velho. A decisão foi tomada em reunião entre integrantes da Federação dos Grupos Folclóricos deRondônia (Federon), do governo estadual e da prefeitura, na sede do Ministério Público Estadual, que coordenou as tratativas. O local de promoção do evento também foi definido. Um terreno na Avenida José Vieira Caúla, próximo ao cruzamento com a Avenida Mamoré, no Bairro Esperança da Comunidade, já foi reservado. O espaço corresponde à área de cerce de dois campos de futebol.

Em encontro anterior, no início desta semana, foi decidido que a Federon será responsável pela organização e realização do arraial. “Nesses 34 anos de história, os grupos folclóricos eram apenas convidados. Hoje não, nós é quem vamos convidar parceiros, para que possamos cada vez mais enriquecer o trabalho desses grupos, com o objetivo maior de resgatar e manter essa tradição cultural”, disse Aloízio Guedes, representante da federação. Com o repasse da gestão para a Federon, a entidade poderá explorar comercialmente a festa, com o aluguel de espaços para barracas de alimentos e estacionamentos.

As outras edições do Flor do Maracujá foram promovidas pelo estado e pelo município, com recursos públicos. A decisão de passar a responsabilidade do evento para a Federon foi tomada por recomendação do MP. Isso porque, segundo o procurador-geral de Justiça de Rondônia, Héverton Aguiar, os governos estadual e municipal repassavam as verbas para organizações particulares, que empregavam o dinheiro contratando terceiros. “Essa contratação não obedecia aos ditames rígidos que a legislação determina para a aplicação do recurso público. Isso era uma anomalia”, explicou.

Este ano, o estado apoiará o arraial providenciando parte da estrutura, como palco, arquibancadas, iluminação e sonorização. Já a prefeitura cedeu o terreno para a realização do evento e fornecerá banheiros químicos. Também serão apoiadores da festa o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Vigilância Sanitária Municipal e outros órgãos municipais responsáveis por limpeza urbana e fiscalização. Um Termo de Cooperação foi elaborado na reunião desta sexta, listando as responsabilidades e o compromisso de todos os envolvidos no evento.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com