Mundo

Trump chama líderes do Congresso para reunião sobre fronteira

Na quinta-feira, quando democratas vão assumir controle sobre a Casa dos Representantes, será votado pacote de gastos para encerrar paralisação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou líderes do Congresso do país para uma reunião bipartidária sobre segurança de fronteira na Casa Branca, em um momento em que a paralisação parcial do governo do país entra na segunda semana.

A paralisação decorre da exigência de Trump de orçamento de 5 bilhões de dólares para a construção de um muro na fronteira dos EUA com o México.

O convite de Trump, que foi descrito por fontes parlamentares como um “briefing” e não uma sessão de negociação, foi enviado a dois principais líderes partidários no Senado e na Câmara dos Deputados.

Não ficou claro se os líderes vão participar do encontro, marcado para a quarta-feira, disse uma fonte. A Casa Branca não comentou o assunto de imediato.

O Congresso dos EUA vai voltar a funcionar rapidamente na quarta-feira, para marcar o último dia do controle do Partido Republicano das duas Casas, sem sinal de um plano para encerrar a paralisação de um quarto do governo federal, que afeta 800 mil trabalhadores.

Na quinta-feira, quando democratas vão assumir controle sobre a Casa dos Representantes, eles planejam aprovar um pacote em duas partes de gastos destinado a encerrar a paralisação. Mas as perspectivas para o pacote no Senado, controlado pelos Republicanos, são negativas.

“Segurança de fronteira e a questão do muro e a paralisação não é o que Nancy Pelosi queria no início do seu mandato como presidente! Vamos fazer um acordo?”, escreveu Trump no Twitter nesta terça-feira, se referindo à líder democrata na Câmara dos Deputados.

Trump disparou a paralisação, iniciada em 22 de dezembro, ao insistir que os 5 bilhões de dólares para o financiamento do muro sejam parte de qualquer orçamento. Trump afirma que o muro, uma promessa de sua campanha presidencial, é crucial para reduzir imigração ilegal. Durante a corrida pela Casa Branca ele dizia que o México pagaria pelo muro.

O pacote dos democratas inclui financiamento para o Departamento de Segurança Interna nos níveis atuais até 8 de fevereiro e prevê 1,3 bilhão de dólares para cercas de fronteira e 300 milhões para outras iniciativas de segurança de fronteira.

A segunda parte do pacote vai financiar agências federais que estão sem recursos agora, como Justiça, Comércio e Transporte, até 30 de setembro, o fim do ano fiscal federal.

O pacote democrata não inclui os 5 bilhões cobrados por Trump. O líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell, tem afirmado que os republicanos não vão aprovar medidas orçamentárias que não sejam apoiadas por Trump.

FONTE: REUTERS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com