Mundo

Suspeitas de homicídio de norte-coreano sabiam do ataque com veneno

Kuala Lumpur, 22 Fev 2017 (AFP) – As duas mulheres detidas pelo assassinato, em Kuala Lumpur, do meio-irmão do líder norte-coreano sabiam que o ataque foi cometido com veneno, informou nesta quarta-feira a polícia malaia, que pretende interrogar um diplomata norte-coreano no âmbito da investigação.

“Sim, é claro que sabiam”, disse Khalid Abu Bakar, ao ser questionado pelos jornalistas sobre se as mulheres sabiam que levavam uma substância tóxica ao se aproximarem de Kim Jong-Nam, meio-irmão do presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-Un.

Em um primeiro momento, uma das hipóteses era de que poderiam ter sido enganadas.

“Acredito que vocês assistiram o vídeo, certo? A mulher que corre para o banheiro com as mãos para a frente tinha perfeita consciência de que era tóxico e que deveria lavar as mãos”, completou.

Khalid acrescentou que as duas suspeitas, a vietnamita Doan Thi Huong, 28 anos, e a indonésia Siti Aishah, 25, foram treinadas para o ataque.

A polícia indonésia afirmou na semana passada que Aishah havia sido enganada por desconhecidos que a fizeram acreditar que ela participava de um programa de TV, do tipo “pegadinha”, cujo objetivo era jogar um líquido inofensivo no rosto da vítima.

A polícia deseja interrogar três pessoas, incluindo um funcionário da embaixada norte-coreana em Kuala Lumpur e uma que trabalha para uma companhia aérea norte-coreana, informou o comandante da força de segurança.

“Escrevemos ao embaixador para obter a autorização de interrogar ambos. Esperamos que a embaixada norte-coreana coopere conosco e nos permita interrogá-los rapidamente. Em caso contrário, vamos obrigá-los a comparecer”, disse o chefe de polícia.

Kim Jong-Nam, 45 anos, foi atacado na segunda-feira da semana passada por duas mulheres que jogaram um líquido em seu rosto quando ele pretendia embarcar para Macau. Ele faleceu pouco depois, quando era levado para o hospital.

Desde então, a investigação do caso, digna de um livro de espionagem, provocou uma crise diplomática entre Malásia e Coreia do Norte.

Fonte: AFP

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com