Mundo

Reunião entre Trump e Kim ainda pode ocorrer, diz secretário

James Mattis, da Defesa, disse que vaivém recente é parte do “toma lá, dá cá habitual” envolvido na realização de grande reunião de cúpula

As iniciativas da Coreia do Norte de manter as portas abertas para o diálogo parece que estão ajudando a modificar a postura cética do governo dos Estados Unidos. Além de o presidente Donald Trump voltar a admitir a possibilidade de um encontro com Kim Jong-un, previsto para o próximo dia 12, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, afirmou nesta sexta-feira (25) que a reunião de cúpula recém-cancelada  pode ser remarcada.

Tudo depende do êxito dos diplomatas na tentativa de aparar arestas. O governo norte-coreano, depois de lamentar o cancelamento, declarou que está pronto para conversar a qualquer momento, estimulando a mudança de tom do governo americano, presente nas palavras de Mattis.

— Temos algumas notícias possivelmente boas sobre a cúpula coreana, segundo as quais ela pode, se nossos diplomatas tiverem sucesso, pode acontecer”, disse Mattis a repórteres no Pentágono antes de uma reunião com o ministro da Defesa dinamarquês.

O cancelamento divulgado por Trump teria ocorrido em função de ameaças norte-coreanas de desistir do encontro em Cingapura porque autoridades americanas estariam com uma postura beligerante a respeito da relação entre os dois países. O motivo da queixa foram exercícios militares conjuntos dos EUA com a Coreia do Sul, na última semana.

Tudo isso em um momento que parecia promissor, após Kim Jong-un e Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul, terem protagonizado um histórico e inesperado encontro no último dia 27 de abril em que ficou acertado o início de negociações para um acordo definitivo de paz entre os dois países. A reunião também foi considerada um evento preparatório para uma conversa frente a frente de Jong-un com Donald Trump.

Publicidade

Fechar anúncio

Mattis, porém, reacendeu as esperanças e ponderou que essas situações são comuns em momentos como esse. Trata-se, segundo ele de parte de um natural “toma lá, dá cá habitual” que sempre envolve uma importante reunião de cúpula.

— Os diplomatas ainda estão trabalhando na cúpula, na possibilidade de uma cúpula, então essa é uma ótima notícia.

Ele não admitiu uma mudança de postura. Mas garantiu que a diplomacia continua trabalhando intensamente.

— Não estamos mudando nada neste momento, está seguindo firme. Os diplomatas estão na dianteira e no comando e lhes desejamos toda sorte para seguirem por um caminho frutífero.

A China, principal aliada do regime norte-coreano, nesta sexta-feira (25), também buscou uma solução para o impasse. Pequim pediu para a Coreia do Norte e os EUA demonstrarem “boa vontade” e “paciência”.

FONTE: R7.COM COM REUTERS

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com