Mundo

Premiê da Espanha é destituído após escândalo de corrupção

O líder do Partido Socialista da Espanha, Pedro Sánchez, é quem passa a ocupar o posto de primeiro-ministro

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, do PP (Partido Popular) foi derrubado do cargo nesta sexta-feira (1º). Ele se torna o primeiro líder da democracia moderna espanhola a ser destituído após a aprovação apertada de uma moção de censura deflagrada por um escândalo de corrupção.

O líder do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Pedro Sánchez, é quem passa a ocupar o posto de primeiro-ministro. A moção de censura contra Rajoy, patrocinada por Sánchez, teve 180 votos favoráveis, 169 contrários e uma abstenção.

Sánchez deve assumir na segunda-feira (4) e seu gabinete deve ser nomeado na semana que vem.

A presidente da Casa, deputada Ana Pastor, informou que o rei Felipe VI seria notificado da decisão e que o “candidato Pedro Sanchez obteve o cargo de confiança”. Além do PSOE, votaram pela saída de Rajoy o partido esquerdista Podemos, os catalães da Esquerda Unida e o Partido Nacionalista Basco. A favor do ex-premiê, votaram sua sigla e os aliados Cidadãos, movimento de centro-direita.

Logo após a votação, Rajoy se aproximou de Sánchez e apertou sua mão, cumprimentando-o. Depois, deixou a sala parlamentar sem dar declarações.

Já o novo premiê disse, em discurso ao Congresso, que seu Executivo garantirá a estabilidade e o respeito aos compromissos tomados com a Europa. Mas o socialista, que perdeu as últimas eleições, conta com apenas 84 cadeiras no Congresso, enquanto o PP, agora da oposição, possui 134 das 350 totais. O governo de Rajoy iniciou em 2011 e foi marcado por tomada de medidas controversas de austeridade, implementadas em meio à crise financeira de 2008. Mas, durante sua gestão, a Espanha superou a crise e começou a liderar o crescimento da União Europeia, apesar de ainda enfrentar um índice de desemprego de 35% entre a população ativa de até 25 anos de idade.

Também em sua gestão, a Espanha enfrentou a intensificação do movimento separatista da Catalunha. A probabilidade maior, no entanto, é que a Espanha realize novas eleições nos próximos meses, tornando-se mais uma preocupação para a Europa, que já enfrenta dúvidas com a formação de um governo populista na Itália. O escândalo de corrupção que derrubou Rajoy envolve denúncias contra seu partido, o PP, de financiamento ilegal. A Justiça espanhola condenou dezenas de pessoas envolvidas nesse caso, entre eles o antigo tesoureiro da legenda, Luis Bárcenas, e o executivo Francisco Correa.

FONTE: ANSA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com