Mundo

Milícias apoiadas pelos EUA expulsam Estado Islâmico de bastião na Síria

RAQQA, Síria (Reuters) – Milícias apoiadas pelos Estados Unidos retomaram completamente a cidade síria de Raqqa do Estado Islâmico, informou o grupo de monitoramento Observatório Sírio dos Direitos Humanos nesta terça-feira.

A queda de Raqqa, onde o Estado Islâmico realizou desfiles eufóricos depois de uma sequência de vitórias em 2014, é um símbolo contundente do declínio do movimento jihadista. Foi de Raqqa que o grupo planejou vários ataques no exterior.

As Forças Democráticas da Síria (FDS), uma aliança de milícias curdas e árabes apoiadas por uma coalizão internacional liderada pelos EUA, vêm enfrentando o Estado Islâmico dentro de Raqqa desde junho.

Uma testemunha da Reuters disse que os combates parecem perto do fim, tendo se reduzindo a disparos esporádicos. Combatentes comemoraram nas ruas, entoaram slogans de seus veículos e hastearam uma bandeira no estádio de Raqqa.

Um porta-voz das FDS disse que a aliança capturará as últimas áreas controladas pelo Estado Islâmico na cidade dentro de horas. O estádio e um hospital, que as FDS afirmam ter tomado no início desta terça-feira, eram as últimas bases dos jihadistas.

Um comandante de campo local disse que nenhum combatente do grupo permaneceu no estádio ou no hospital, dois pontos centrais nos quais o Estado Islâmico ficou entrincheirado e onde as FDS disseram ter concentrado os combates da noite de segunda-feira e do início desta terça-feira.

“Sabemos que ainda há artefatos explosivos improvisados e armadilhas explosivas dentro e entre as áreas que o Estado Islâmico ocupou, então as FDS continuarão a vasculhar as áreas deliberadamente”, informou o coronel Ryan Dillon, porta-voz da coalizão.

Como sinal de que os quatro meses da batalha de Raqqa estão nos estágios finais, Dillon disse que a coalizão não realizou ataques aéreos no local na segunda-feira.

A luta agora está restrita a um trecho da cidade repleto de crateras de bomba no entorno do estádio que estava sendo alvejado do ar pela coalizão e cercado por combatentes das FDS.

O Estado Islâmico perdeu porções de território na Síria e no Iraque neste ano, incluindo sua posse iraquiana mais valiosa, a cidade de Mosul, e em solo sírio foi obrigado a recuar para uma faixa do vale do rio Eufrates e o deserto ao redor.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com