Macron: ‘EUA se tornam gigantes quando lutam por liberdade’

Escrito por
Atualizado: junho 6, 2019

Durante discurso de homenagem aos 75 anos do Dia D, o presidente francês pediu que o país norte-americano ‘renovem sua amizade com a França’

O presidente da França, Emmanuel Macron, lembrou nesta quinta-feira (6) a Donald Trump, na presença deste, que os “EUA se tornam gigantes quando lutam pela liberdade dos outros”.

No seu discurso de comemoração do 75º aniversário do Dia D no cemitério americano de Normandia, Macron pediu aos EUA que “renovem sua amizade com a França” e que sejam fiéis à promessa “de Normandia: não esquecer nunca que quando os povos livres se unem podem enfrentar todos os desafios”.

As palavras do presidente francês foram carregadas de mensagens dirigidas a Trump, a quem cumprimentou efusivamente na chegada ao cemitério e a quem pediu para recuperar o caminho do multilateralismo que permitiu a libertação da Europa do jugo nazista.

“A vitória contra a barbárie teria sido impossível sem os Estados Unidos. E foi obtida graças a que as forças armadas estavam unidas”, afirmou Macron em frente a quase 10.000 túmulos de soldados neste cemitério, situado a apenas alguns metros de Omaha Beach, uma das praias do desembarque e onde houve mais baixas aliadas.

Para o presidente francês, a grande “lição” de Colleville sur Mer, onde fica o cemitério, é que “liberdade e democracia são inseparáveis”.

Macron começou seu discurso se dirigindo aos veteranos da Segunda Guerra Mundial que presenciaram o ato — dezenas deles presentes no Dia D — para assegurar-lhes que “a França não esquece”.

“Sabemos o que devemos aos veteranos: a nossa liberdade. Em nome da nossa liberdade quero agradecer vocês”, expressou Macron em uma frase em inglês, dentro de um discurso pronunciado em francês.

Macron, que condecorou com a Legião de Honra cinco desses veteranos americanos, caminhou depois com Trump — acompanhados ambos pelas suas esposas — até um mirante próximo de onde se pode observar a praia de Omaha Beach.

FONTE: EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.