Mundo

Irã diz que petroleiro britânico capturado colidiu com barco de pesca

Mas a Guarda Iraniana anunciou na sexta que havia capturado o petroleiro no Estreito de Ormuz por desrespeitar regras de navegação.

A Organização de Portos e Navegação da província de Hormozgan, no Irã, informou neste sábado (20) que o petroleiro britânico Stena Impero foi capturado na sexta-feira (19) após colidir com um barco de pesca e está no porto de Bandar Abbas.

Seu diretor, Alahmorad Afifipur, explicou que a tripulação do barco de pesca tentou se comunicar com o petroleiro e “não recebeu resposta”, informou à Organização de Portos e Navegação.

“O petroleiro colidiu com um barco de pesca durante sua rota e, após esse incidente, foi necessário rever as razões”, disse o funcionário, citado pela agência oficial iraniana “IRNA”.

Afifipur afirmou que o Stena Impero está no porto sul de Bandar Abbas e que os 23 tripulantes estão a bordo por razões de segurança.

A tripulação é composta por 18 marinheiros indianos, incluindo o capitão do navio, e cinco outros de várias nacionalidades, entre elas russa e filipina.

A Guarda Iraniana anunciou na sexta que havia capturado o petroleiro britânico no Estreito de Ormuz por não respeitar as regras de navegação.

O Stena Impero, da barqueira Stena Bulk e de 30 mil toneladas, partiu ontem dos Emirados Árabes Unidos e estava indo para um porto na Arábia Saudita.

De acordo com a companhia de navegação, o petroleiro perdeu o contato com sua operadora por volta do meio-dia (horário de Brasília), depois de receber notificação de que vários navios não identificados e um helicóptero estavam se aproximando da embarcação.

Outro petroleiro, o Mesdar, com uma bandeira da Libéria e de propriedade da companhia britânica Norbulk, também foi brevemente detido ontem no Estreito de Ormuz, mas já continuou sua jornada.

O ministro das Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt, alertou que podem haver “sérias consequências” se a situação não for resolvida em breve, embora, segundo ele, não esteja considerando opções militares.

FONTE: EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com