Mundo

Governo britânico quer negociar novo acordo do Brexit com UE

Novo premiê Boris Johnson reiterou, entretanto, que o Reino Unido sairá do bloco em 31 de outubro, com ou sem consenso

O governo britânico rejeitou nesta terça-feira (6) que o gabinete de Boris Johnson não esteja disposto a negociar um acordo do Brexit e que deseja que as conversas não tenham sucesso para provocar uma saída da UE (União Europeia) sem acordo, como especularam alguns líderes europeus.

Um porta-voz do Executivo ressaltou que o primeiro-ministro, Boris Johnson, quer “se reunir” com os dirigentes do bloco comunitário para “negociar um novo acordo”.

No entanto, Johnson reiterou que o Reino Unido sairá do bloco comunitário em 31 de outubro, com ou sem consenso.

“Nos introduziremos totalmente nas negociações com as nossas melhores energias e esperamos que a UE recapacite sua atual rejeição a fazer qualquer mudança no acordo de saída”, acrescentou o porta-voz do número 10 de Downing Street.

O tratado para deixar a UE proposto pela ex-primeira-ministra, Theresa May, e pactuado com Bruxelas foi rejeitado em três ocasiões pelo Parlamento, o que lhe custou o cargo e a liderança dos Partido Conservador.

Estas declarações foram dadas depois que a UE qualificou de inaceitáveis os pedidos britânicos de eliminar o “backstop”, uma cláusula que obrigaria a Irlanda do Norte a se manter integrada nas estruturas comunitárias para evitar o estabelecimento de uma alfândega com a República da Irlanda.

Johnson reiterou em várias ocasiões seu compromisso de não restabelecer uma fronteira física entre as duas Irlandas.

O novo primeiro-ministro rejeitou, além disso, a possibilidade de convocar eleições gerais e negou estar se preparando para isso, como suspeitam alguns veículos de imprensa britânicos, e como reivindica o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbin.

“As pessoas votaram nas eleições de 2015, houve um referendo em 2016 e voltaram a votar nas eleições gerais de 2017. O que as pessoas querem é que consigamos fazer o que pediram: deixar a União Europeia”, afirmou o chefe do Executivo do Reino Unido.

FONTE: EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com