Mundo

França diz ‘ainda não estar pronta’ para ratificar acordo com Mercosul

Porta-voz disse que governo francês examinará ‘cuidadosamente’ o texto antes de se comprometer: ‘Hoje não posso dizer que vamos ratificá-lo’

A França “ainda não está pronta” para ratificar o acordo comercial firmado entre a União Europeia e Mercosul, anunciou nesta terça-feira (2) a porta-voz do governo francês, Sibeth Ndiaye.

“Vamos analisar isso em detalhes e, dependendo desses detalhes, iremos decidir. Por enquanto, a França não está pronta para ratificar o tratado”, afirmou Ndiaye, entrevista no canal de notícias BFM TV.

Para a porta-voz, os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) devem dar garantias à França para ratificar o acordo, como aconteceu com o Canadá antes de rubricar seu acordo comercial com a UE, o chamado Acordo Integral de Economia e Comércio (CETA, sigla em inglês).

“O que estávamos dizendo sobre o CETA há cinco anos não é o mesmo que dizemos hoje, Pois o CETA de cinco anos atrás, não é o de hoje. Há algumas garantias que obtivemos nas conversas com o governo canadense”, afirmou Ndiaye.

A porta-voz insistiu que o governo francês examinará “cuidadosamente” o texto antes de se comprometer: “Hoje não posso dizer que vamos ratificá-lo”.

Por sua vez, o ministro da Transição Ecológica e Solidária, François de Rugy, ressaltou que uma das “consequências indiretas” do acordo com o Mercosul é que o Brasil se comprometeu a não deixar o Acordo de Paris sobre o clima.

No entanto, lembrou que o tratado comercial “não foi ratificado ainda, e não será se o Brasil não respeitar seus compromissos” em matéria ecológica.

“Não haverá ratificação se o Brasil continuar com o desmatamento” na Amazônia, disse De Rugy.

A França tem sido desde o início um dos países mais relutantes em fechar o acordo com o Mercosul, devido principalmente às garantias ecológicas que exige e à pressão de seus agricultores, especialmente pelas importações de bovinos e açucareiros.

As negociações técnicas para um acordo entre a UE e o Mercosul começaram em Buenos Aires em abril de 2000 e desde então houve mais de 30 rodadas, um processo complexo, mesmo com bloqueios de longo prazo.

 

FONTE: EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com