Evo Morales aceita asilo político oferecido pelo México

Escrito por
Atualizado: novembro 11, 2019

O governo do México ofereceu asilo ao ex-presidente da Bolívia, que aceitou na tarde desta segunda-feira. A medida visa proteger a integridade e a vida de Morales, que, segundo o governo mexicano, corre perigo

O ex-presidente boliviano Evo Morales, derrubado por um golpe de Estado no domingo (10), aceitou nesta segunda-feira (11) uma oferta de asilo político oferecida pelo México, diante das ameaças que tem sofrido. O governo mexicano, comandado por Andrés Manuel López Obrador, havia afirmado que era urgente salvaguardar a vida de Morales e ofereceu asilo antes mesmo de qualquer solicitação por parte do ex-líder sindical.

“Informo que há uns momentos recebi uma chamada do presidente Evo Morales, na qual respondeu ao nosso convite e solicitou verbal e formalmente asilo político no nosso país”, diz o ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, em nota.

“Em termos da legislação vigente, a chancelaria mexicana […] decidiu conceder asilo político ao senhor Evo Morales por razões humanitárias e em virtude da situação de urgência que enfrenta na Bolívia, onde sua vida e integridade correm risco”, afirma.

O México foi um dos países que denunciou o golpe de Estado ocorrido na Bolívia e cobrou a realização de eleições o mais rápido possível. “Vemos o que aconteceu como um grave retrocesso para a vida democrática. Os golpes militares nunca trouxeram nada de positivo, eles vão contra, suspendem a vida democrática, as liberdades e os direitos das pessoas; portanto, estamos muito preocupados. Esse é o ponto número um, digamos, ou o ponto essencial da posição do México neste momento”, declarou Ebrard mais cedo.

Pelo menos 20 lideranças do MAS, partido de Morales, já receberam asilo político do México e estão na Embaixada do país na Bolívia.

Mais informações em instântes

 

FONTE: REVISTA FORUM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.