EUA e Coreia do Sul realizam exercícios navais em resposta a ameaça da Coreia do Norte

Escrito por
Atualizado: outubro 16, 2017

SEUL (Reuters) – A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira exercícios navais conjuntos de uma semana de duração nas águas ao redor da Península Coreana, em meio à alta tensão provocada pelos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

Cerca de 40 navios das Marinhas dos dois países, incluindo o porta-aviões norte-americano de propulsão nuclear USS Ronald Reagan, participarão das manobras nos litorais leste e oeste da península entre os dias 16 e 20 de outubro, disse um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano nesta segunda-feira.

A Coreia do Norte classificou os exercícios militares conjuntos como um “ensaio para a guerra”.

No domingo, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse que o presidente norte-americano, Donald Trump, o instruiu a continuar com os esforços diplomáticos para acalmar a tensão crescente com os norte-coreanos, dizendo que “estes esforços diplomáticos continuarão até a primeira bomba cair”.

As tensões na Península Coreana aumentaram consideravelmente nas últimas semanas, na esteira de uma série de testes de armas de Pyongyang, incluindo seu sexto e mais poderoso teste nuclear realizado em 3 de setembro e dois lançamentos de mísseis sobre o Japão, além de uma guerra de palavras entre os EUA e a Coreia do Norte.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *