Mundo

Coreia do Norte estuda possibilidade de realizar ataque com mísseis ao território americano de Guam

Porta-voz disse que plano será implementado ‘a qualquer momento’, uma vez que o líder Kim Jong Un tome a decisão.

 A Coreia do Norte disse nesta quarta-feira (9, pela hora local) que está “examinando cuidadosamente” um plano para atacar o território americano de Guam, no Oceano Pacífico, com mísseis, apenas algumas horas depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que qualquer ameaça aos Estados Unidos seria respondida com “fogo e fúria”.

Segundo a Reuters, um porta-voz norte-coreano, em uma declaração da agência estatal KCNA, disse que o plano será implementado “a qualquer momento”, uma vez que o líder Kim Jong Un tome sua decisão.

A agência sul-coreana Yonhap afirma que os norte-coreanos fariam o ataque perto de instalações militares estratégicas dos EUA em Guam com mísseis balísticos de alcance intermediário.

 (Foto: Editoria de Arte/G1)

(Foto: Editoria de Arte/G1)

Em outra declaração citando um porta-voz militar diferente, a Coreia do Norte também disse que poderia realizar uma operação preventiva se os Estados Unidos mostrarem sinais de provocação.

Apelidada de “ponta de lança”, Guam é um ponto chave para a presença dos Estados Unidos no Pacífico e abriga milhares de militares americanos e suas famílias. A declaração de Pyongyang mencionou especificamente um potencial ataque à Base da Força Aérea de Anderson, situada ali.

A declaração do porta-voz da Força Estratégica do Exército Popular norte-coreano adverte que as recentes manobras militares dos EUA — incluindo um teste de mísseis balísticos intercontinentais na semana passada, e um sobrevoo de bombardeiro na segunda-feira na Península Coreana — “podem provocar um conflito perigoso”.

Mais cedo, nesta terça (8), o presidente americano Donald Trump prometeu responder com “fogo e fúria” à Coreia do Norte caso o país prossiga com suas ameaças aos Estados Unidos pelo desenvolvimento de seu arsenal nuclear.

“É melhor que a Coreia do Norte não faça mais ameaças aos Estados Unidos. Enfrentarão fogo e fúria como o mundo nunca viu”, declarou Trump de seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jersey, onde passa férias.

O comentário de Trump vem no mesmo dia em que o jornal “The Washington Post” revelou que, de acordo com as conclusões de especialistas de inteligência dos Estados Unidos, a Coreia do Norte conseguiu miniaturizar o suficiente uma bomba nuclear para colocá-la em um de seus mísseis intercontinentais.

Esta capacidade marcaria um importante passo adiante da Coreia do Norte, que se converteria assim em uma potência nuclear, segundo o jornal, que se inteirou de que a Agência de Inteligência e Defesa (DIA) completou o relatório no mês passado.

 Fonte: G1

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com