Mundo

Coreia do Norte diz que 1º caso de covid-19 veio da Coreia do Sul

Governo sul-coreano afirma que desertor que teria retornado ao país do norte não estava infectado com o novo coronavírus

Coreia do Norte afirma que seu primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus veio da Coreia do Sul, informação que Seul nega. O governo norte-coreano diz que o seu paciente número um de covid-19 é um desertor que retornou secretamente a seu país.

Os sul-coreanos afirmam não acreditar que este homem, cujo nome seria Kim, estaria infectado pelo novo coronavírus.

O regime norte-coreano anunciou no domingo (26) que havia detectado na cidade fronteiriça de Kaesong o primeiro caso possível de covid-19 em seu território, em um homem que havia desertado para a Coreia do Sul há três anos e retornou recentemente ao Norte.

De acordo com a mídia estatal, o líder Kim Jong-un decretou a “emergência máxima”, enquanto as autoridades “bloquearam” Kaesong e mantiveram o homem e seus contatos em “isolamento estrito”.

Seul diz que homem não estava doente

Seul acredita que a pessoa a quem Pyongyang se refere é um homem de 24 anos chamado Kim, e não há razão para acreditar que ele foi infectado ao voltar para o Norte.

“Essa pessoa não está registrada como um paciente de covid-19 nem é classificada como uma pessoa que teve contato com pacientes com o vírus”, explicou Yoon Tae-ho, chefe de desinfecção sul-coreano, nesta segunda-feira (27).

A Coreia do Sul possui um sistema abrangente de rastreamento de contatos que usa os dados de GPS do telefone celular como um elemento-chave.

Yoon também explicou que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia do Sul (KCDC) testou duas pessoas que tiveram contato direto com o desertor, e que ambos deram negativo.

Desertor atravessou rio a nado

O exército sul-coreano acredita que Kim nadou através da foz dos rios Han e Imjin em direção ao Norte, no flanco leste da fronteira militarizada entre os dois países, após a descoberta de uma bolsa que aparentemente pertence ao desertor em uma passagem de esgoto que passa sob uma cerca de arame farpado na Ilha Ganghwa (cerca de 20 quilômetros a oeste de Seul).

Kim, que tinha um mandado de prisão por uma suposta violação, foi submetido a exames médicos e, de acordo com o regime norte-coreano, seus sintomas são consistentes com a covid-19, mas aparentemente ele não foi submetido a um teste de PCR, cujos estoques no país empobrecido são limitados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a Coreia do Norte só testou 1.117 pessoas desde o início da pandemia.

Embora o regime garanta que é o primeiro caso possível do novo coronavírus em seu território, os especialistas acreditam que a doença já está presente no país devido à porosidade da fronteira com a China. Também se estima que centenas de pessoas tenham morrido no país devido à covid-19.

FONTE: R7, com EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com