Mundo

Colômbia tem seu pior dia de pandemia da covid-19

País registrou 8.037 infecções e 215 mortes nas últimas 24 horas. Prefeita da capital, Bogotá, declarou que avaliará se deve decretar ‘lockdown’.

A pandemia da covid-19 atingiu níveis nunca antes vistos na Colômbia nesta quinta-feira (16), com um registro de 8.037 infecções e 215 mortes nas últimas 24 horas, o que elevou o total de casos desde o começo da crise sanitária para 173.206 infecções e o de óbitos a 6.029.

Segundo o relatório diário do Ministério da Saúde, o departamento do Atlántico e a cidade de Bogotá, os dois focos do vírus SARS-CoV-2 no país vizinho, acumularam metade das mortes confirmadas hoje, com 54 no primeiro e 53 no segundo

As outras vítimas viviam em Valle del Cauca (24 óbitos), Córdoba (21), Bolívar (16), Antioquia (14), La Guajira (8), Magdalena, Sucre e Nariño (6), Cundinamarca (2), Norte de Santander, Meta, Santander, Huila e Caquetá (1). Ainda existem 90.648 casos ativos em toda a Colômbia, representando 52,34% do contágio do país.

Nas últimas 24 horas, 4.428 pessoas foram recuperadas, fazendo com que o número de curados desde que o vírus chegou ao território colombiano a 76.164, enquanto 25.359 testes foram realizados de ontem para hoje. O total já é de 1.113.507.

Dada a alta ocupação de leitos de unidades de teria intensiva em Bogotá, com o uso de 1.164 dos 1.296 disponíveis, a prefeita da capital, Claudia López, declarou que na próxima semana avaliará se deve decretar ‘lockdown’. Desde segunda-feira, a cidade está sob quarentena rigorosa, mas escalonada na maioria de seus bairros, em uma tentativa de conter a pandemia.

Volta de vôos domésticos

O presidente colombiano, Iván Duque, anunciou que o primeiro voo doméstico será disponibilizado na próxima terça-feira entre Cúcuta, o principal posto fronteiriço com a Venezuela, e Bucaramanga, a capital de Santander, a fim de retomar as operações aéreas, que estão suspensas desde meados de março.

“Estaremos avaliando todos os protocolos, o distanciamento, olhando as práticas, porque esta é também uma mensagem importante da qual o país se adapta e toma medidas para poder se proteger do contágio em um setor que é fundamental para nosso desenvolvimento”, afirmou o chefe de governo.

Em 19 de março, o presidente anunciou a proibição dos voos internacionais, que entrou em vigor em quatro dias depois e, a princípio, valeria por um mês, mas está em vigor hoje. Em 25 desse mês, as frequências domésticas e o transporte rodoviário de passageiros também foram suspensos.

FONTE: EFE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com